BNews Pet

Cães Machos: Confira principais doenças nesses pets e como elas afetam o comportamento deles

Mabuya por Pixabay
Especialista alerta sobre doenças em cães machos e fala sobre diagnóstico e tratamento  |   Bnews - Divulgação Mabuya por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 18/11/2022, às 08h53



Novembro azul é conhecido como o mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção ao câncer de próstata. Mas, não é apenas a saúde humana que precisa dessa atenção, os pets machos também apresentam doenças próprias do sexo e os tutores devem ficar atentos para o diagnóstico precoce dessas patologias. 

O médico-veterinário Fernando Oliveira citou alterações prostáticas, alterções testiculares, que pode ser neoplasia ou torsão de testículo, e hérnia perianal como doenças mais comuns que aparecem em cães machos. Na última, a próstata cresce, pressiona o reto do animal, que, ao fazer força para defecar, acaba rompendo a musculatura que tem ao redor do ânus.

A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é a castração, de acordo com Fernando. "Minimiza os riscos e dá uma condição de saúde melhor para eles", pontuou o médico-veterinário. 

A hérnia perianal, segundo o médico-veterinário, só se resolve cirurgicamente. Quando ocorre um estrugulamento da hérnia a cirurgia tem que ser emergencial. Já a neoplasia de testículo e de próstata podem causar metástase. Para que as doenças tenham maior possibilidade de cura, o diagnóstico precoce é de suma importância. Dessa forma, além das visitas periódicas ao veterinário, os tutores devem ficar atentos ao comportamento do animal dentro de casa. 

Quando desconfiar? 

O tutor pode ficar em alerta caso o animal tenha dificuldade para urinar, fique muito tempo parado e gotejando, se torne agressivo repentinamente e/ou apresente problemas para defecar. Se o pet apresentar esses comportamentos, o dono deve, rapidamente, levá-lo a uma consulta com um especialista. 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp