BNews Pet

Capivaras e vira-latas caramelos são iguais? Web aponta temperamento semelhante de animais; assista

Reprodução/Pixabay
Capivaras e vira-latas caramelos são animais amigáveis e carinhosos, segundo web  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 20/09/2023, às 11h00


FacebookTwitterWhatsApp

O perfil Zoom Selvagem fez um vídeo explicando um pouco sobre o temperamento das capivaras, que, segundo eles, seriam calmas, amorosas e amigáveis. O post fez com que os internautas relacionassem esses roedores com cães vira-latas caramelos. Mas, eles, de fato, têm ligação?

De acordo com a Zoom, existem coisas ‘estranhas que só capivaras fazem’, como por exemplo subir nas costas de qualquer animal, serem ‘acrobatas’ do mundo animal quando se tratam de saltos e aproveitar a presença de outros bichos para receber carinho.

“As capivaras são as pacifistas do mundo animal. Elas veem o lado bom de todo mundo e são tão zen que até mesmo um pássaro tentando bica-las é só mais uma oportunidade de fazer um novo amigo. Capivaras são os verdadeiros campeões da serenidade”, afirmaram.

Nos comentários, muitos internautas relacionaram esses roedores com animais amorosos conhecidos. “A capivara é o dog caramelo versão roedor”, afirmou uma usuária da plataforma. “Meu animal preferido”, confessou outra.

Acontece que outras pessoas relataram uma postura bem diferente desses animais. “Uma capivara atacou o amigo do meu pai e agr ele está na UTI, quase morreu”, contou uma internauta. “Kkkkkk aqui a capivara correu atrás do cachorro querendo morder ele”, disse a segunda. “GENTE... capivara é um bicho furioso kkkkk não caia nessa de que são da paz não”, alertou a terceira.

@zoomselvagem A Capivara é o animal mais legal da natureza e eu posso provar! #animal#capivara#capybara#fofo#documentário#curiosidades#animallove♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice

Mas, afinal, as capivaras são amorosas ou não?

Muitos especialistas comentam que as capivaras são indiferentes frente ao ser-humano. Como são herbívoras, o risco delas atacaram uma pessoa ou outro animal são baixas. Eles ainda ressaltam que não é comum que elas se aproximem dos humanos nem sequer para pedir carinho.

Eles alertam que as capivaras apenas atacam quando são perturbadas. Até tirar fotos muito perto dessas roedoras pode incomodá-las. Além disso, caso tenha um filhote, pode atacar para protegê-los.

O ideal é não procurar contato com nenhum animal selvagem. Ao BNews, o analista ambiental e superintendente estadual substituto do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Alberto Santana, disse que, se uma pessoa encontrar um animal selvagem na estrada, ela deve "tentar afugentá-lo para evitar que ele seja atropelado, para que ele retorne ao seu convívio, no lugar mais específico, seja caatinga, mata atlântica e cerrado".

"Se a rodovia for pedagiada, deve-se ligar imediatamente para a concessionária para que ela faça o resgate e o encaminhe para uma clínica veterinária, para que, posteriormente, ele ser conduzido para um centro de triagem de animais silvestres, do Ibama ou Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], no caso, no estado da Bahia", acrescentou.

As capivaras podem transmitir doenças e esse é mais um motivo para que os humanos não force interação com esses animais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp