BNews Pet

Com poucos pets doadores de sangue, presidente da CRMV-BA faz alerta; saiba se seu animal está apto

Divulgação
Cães e gatos podem ser doadores de sangue de forma regular  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/07/2022, às 13h00   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Atualmente, mesmo com alta velocidade no compartilhamento de informação, pouca gente sabe que os animais de estimação podem e devem doar sangue. Pets vítimas de atropelamento, com anemias graves, doenças parasitárias ou que passaram por cirurgia podem precisar de uma bolsa de sangue, então a doação pode salvar a vida de um animal.

Mesmo com tamanha importância, ainda existem poucos pets doadores de sangue. "Gatos e cachorros possuem diferentes tipos sanguíneos, e uma transfusão errada ou a não ocorrência dela, quando necessária, podem ser fatais. Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina", contou a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Ilka Gonçalves à Veja.

Em maio deste ano, o Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Hospimev/ Ufba) falou com o BNews sobre o estoque baixo no banco de sangue pet. "Nosso estoque está constantemente baixo porque a gente tem pouca procura por pessoas para trazer seus animais, seja cachorro ou gato, para doar sangue", disse a médica veterinária, Nicole Hlavac.

Confira condições para seu cão ou gato doar sangue:

-Testar negativo para as principais doenças infecciosas de casa espécie que possam ser transmitidas pelo sangue;
- O pet precisa viver em um ambiente controlado, ou seja, um animal de rua não pode doar sangue devido ao risco de infecções;
- O animal deve estar com as vacinas em dia;
- Ele deverá ter entre um e oito anos de idade;
- Só poderão doar sangue cães com mais de 27 quilos e gatos com mais de 4 quilos.

Para saber sobre as doenças, o animal deve passar por uma bateria de exames. Nela, também dará para verificar se o pet está apto a perder um pouco de sangue. Além disso, o cachorro ou gato que seguir todos os critérios acima podem doar, contudo, recomenda-se que o pet seja calmo, pois o procedimento exige tempo e paciência.

Os gatinhos só podem doar 1 a 2 ml por quilo de peso. O animal de 5 kg doa até 10 ml. Já os cães doam 8 ml por peso.

A coleta acontece através de um acesso no pescoço ou na pata. Os cachorros fazem o procedimento deitados e sem sedação e os gatos são sedados por causa da posição da coleta.

Alguns postos oferecem petiscos aos animais após a coleta e eles são liberados na mesma hora para casa. Assim como acontece entre os humanos, os pets também podem doar sangue regularmente.

Transfusão entre espécies

A prática de um cão doar sangue para um gato, ou vice-versa, até existe e se chama xenotransfusão, porém, não é usual e nem recomendada no dia a dia por não ser segura.

Segundo Ilka disse à Veja, existem pesquisas com essa solução em ambientes de UTI veterinária, mas, por causa dos riscos, ela não é feita com frequência.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp