BNews Pet

Como saber se meu gato está dormindo demais?

Ilustrativa / Pixabay
Especialista apontou possíveis motivos para gato estar dormindo demais  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 29/11/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os gatos possuem uma fama de serem dorminhocos por natureza. Seja nas caminhas mais confortáveis, aos locais mais inusitados, os felinos sempre encontram um momento do dia para tirar a sua soneca. Entretanto, como saber se esse sono está se estendendo mais que o devido?


Pensando nisso, a médica veterinária Taís Bahia, especializada em medicina felina, conversou com o Bnews e explicou o que o sono em demasiado pode representar para os felinos.


De início, a profissional tranquilizou os tutores informando que os felinos realmente tem uma necessidade de sono mais longa. "O gato passa boa parte do dia dormindo, em média de 16 a 18 horas”, explicou a veterinária.


Taís apontou que esse excesso de sono pode estar relacionado a idade do pet, pois quanto mais velhos, eles tendem a dormir mais. "Geralmente, em gatos idosos, esse tempo de dormir aumenta, pois eles vão diminuindo o ritmo com o avançar da idade. Diferentemente dos filhotes, que gastam mais energia durante o dia", relatou.


Mas quando se preocupar?


A médica veterinária explicou em quais momentos o excesso de sono nos felinos pode ser um fator preocupante .


"Apesar de eles dormirem demais, geralmente só acontece durante o dia, já que os gatos tem hábitos noturnos. Então, durante a noite, eles passam quase o tempo todo acordado, seja se alimentando, caçando ou brincando. O gato dormindo demais ou se escondendo demais pela casa para dormir, tem que se atentar a possíveis problemas e procurar um médico veterinário", explicou a profissional.


Riscos em gatos mais novos:

freepik

  • FIV: a AIDS felina, que apresentam sintomas como febre, perda de peso, anemia e infecções constantes, que podem fazer com que o gatinho fique mais quieto e sonolento devido ao desconforto.
  • FeLV: a Leucemia Viral Felina provoca uma vulnerável a doenças infecciosas no bichano, causando lesões na pele, desnutrição e uma cicatrização mais lenta de feridas. A sonolência em excesso nos felinos também pode apontar para a possibilidade do pet ter a FeLV.


"Se um gatinho mais novo estiver dormindo muito você tem que estranhar, pois é para ele ficar mais brincado", explicou.


Em gatos mais velhos:

freepik


A veterinária também comentou o motivo de gatos mais velhos sentirem mais sono. "Em gatos mais velhos a gente tem que pensar em doenças articulares, pois os felinos também desenvolvem artrite e artrose. Eles diminuem a caminhada, vão ficando mais quietinhos”, disse Thaís.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp