BNews Pet

Concurso de jumento mais enfeitado chama atenção no interior do Nordeste; assista

Reprodução/Redes Sociais
Concurso de jumento aconteceu no último sábado (20), no distrito de Jordão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 23/08/2023, às 11h43


FacebookTwitterWhatsApp

Uma competição inusitada aconteceu no último sábado (20), no distrito de Jordão, no município de Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, e chamou atenção dos moradores: um concurso do jumento mais enfeitado da região.

A disputa é realizada pela comunidade e financiada pelos pequenos agricultores e comerciantes do local. O concurso contou com seis jumentos e os tutores dos animais também tiveram que entrar na brincadeira para conquistar o júri. Dois donos, por exemplo, foram vestidos de noivo e noiva e o jegue foi de dama de honra.

“A festa tem o objetivo de resgatar a figura do jegue na paisagem nordestina", afirmou o organizador do concurso, o professor Audino Lopes, ao G1. O concurso aconteceu no último dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, realizada tradicionalmente no mês de agosto, na localidade de Serra do Rosário.

As fantasias criativas chamaram atenção. Além do jegue vestido de dama de honra, teve jegue trajado de Igreja de Nossa Senhora e até jegue de Bob Marley.

Os critérios analisados foram criatividade, adereços e desenvoltura do jumento. Além disso, o tutor não pode montar fantasias com adereços que possam ferir o animal ou prejudicar sua saúde de alguma forma. O regulamento do concurso afirma ainda que o tutor não pode entrar na arena com um animal doente.

O vencedor foi o jumento chamado Manco, que concorreu pela primeira vez e foi vestido de Igreja Nossa Senhora da Saúde. O pet levou o trófeu de primeiro lugar para casa e os tutores embolsaram R$ 300.

Concurso de jumento mais enfeitado chama atenção no interior do Nordeste; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp