BNews Pet

Colônia de gatos em Salvador pode estar com dias contados; saiba detalhes

Reprodução/Redes Sociais
Colônia de gatos em Salvador deve passar por mudança nos próximos meses, segundo Marcell Moraes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 22/08/2023, às 12h30   Milena Ribeiro e Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado, Marcell Moraes, revelou quais são os planos, que devem ser realizados pela Prefeitura de Salvador, para por fim à colônia de gatos de Piatã. A região é conhecida na capital baiana por ter se tornado um “depósito de felinos” e a situação tem preocupado moradores e protetores de animais.

Marcell, que participava do evento em que tratava as obras de requalificação da Rua Afonso Celso, na Barra, na manhã desta terça-feira (22), aproveitou para revelar os planos do prefeito Bruno Reis (União) ao BNews. De acordo com ele, um túnel deve ser feito em breve na colônia de Piatã para evitar atropelamentos de felinos. Além disso, o projeto deve cadastrar entidades, para que cada uma delas recolha determinados pets para cuidar.

“Temos um projeto relacionado a Bruno [prefeito de Salvador], que vai sair em 1 mês [...] Ali em Piatã, os gatos são muito atropelados, a ideia é fazer um túnel para eles passarem e reduzir os atropelamentos. A ideias do projeto que já vai sair o edital, também é cadastrar entidades, para cada uma recolher determinados animais e cuidar deles”, explicou.

Marcell discordou de quem acredita que deveria ser feito um espaço para os animais no mesmo local em que hoje os felinos se encontram, que se tornou uma espécie de “depósito de gatos”. Para reafirmar seu pensamento, ele comentou sobre eventos feitos no local e denunciou um evento feito pelo Governo do Estado recentemente.

“O Governo do Estado, através do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), fez um evento de música – você sabe que os animais tem audição 100x [mais apurada] que os seres humanos – e animais foram mortos ali”, disparou.

Ao Bnews, ele ainda acrescentou: “Vai abrir o edital para as ONGs ficarem com determinadas quantidades de animais e retirarem eles dali. Minha sugestão, é colocar uma câmera gigante e um guarda municipal para que ninguém abandone os animais, porque é crime”.

Ele ainda reforçou: “Ali precisa fazer primeiro um trabalho, que já está sendo feito – já tivemos a primeira reunião com Bruno Reis e com os protetores – de pegar os animais doentes e tratá-los. E, logo em seguida, no mais tardar mês que vem, vai abrir licitação para as entidades se cadastrarem e cada uma delas cuidar de cada animal, assim como é feito com os cavalos de Salvador”

“Para os cavalos de Salvador, hoje, existe uma entidade que os resgatam. Você vê, Salvador já não tem mais cavalo exatamente por causa desse projeto”, afirmou o ex-deputado. “A preocupação é fazer logo esse túnel ou corredor ecológico para os animais não estarem sofrendo”, pontuou.

Apesar de acreditar no projeto que deve ser colocado em prática em alguns meses, Marcell também criticou a população. “A população pega o animal e o coloca ali. A população é muito culpada em relação a isso. Esse é o maior problema dos animais hoje, em Salvador”, afirmou.

Marcell Moraes ressaltou que a ideia do projeto foi do prefeito Bruno Reis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp