BNews Pet

Conheça detalhes de cinco áreas que um médico-veterinário pode atuar e a importância dessa profissão

Ilustrativa / Pixabay
O médico veterinário está cada vez mais capacitado para atender as mais diversas demandas  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 09/09/2022, às 18h12   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (9), é comemorado o dia do médico-veterinário. Essa data foi escolhida após a assinatura de um decreto em 1933 pelo então presidente Getúlio Vargas. Com isso, os cursos de Medicina Veterinária foram regularizados, assim como a oficialização da profissão no Brasil.

Para celebrar essa data, o BNews Pet conversou com Mariana Alves de Andrade Silva, que é coordenadora da Clínica Escola de Veterinária do Centro Universitário de Excelência (Unex) da Rede UniFTC e médica-veterinária com especialidade em Reprodução e Obstetrícia Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), para falar sobre a importância e as principais especializações dessa área, que é bastante importante para a saúde e bem-estar dos bichinhos.

De acordo com a profissional, são vários os caminhos que o médico veterinário pode seguir. Ele pode se especializar em Cirurgia de Pequenos Animais, Reprodução e Obstetrícia, Inspeção de Produtos de Origem Animal, Oftalmologia, Ortopedia, Oncologia, dentre outras. “Essas especializações são de extrema importância para a saúde animal, assim como para a saúde humana também, visto que os médicos veterinários também estarão inseridos dentro da unidade básica de saúde”, destacou Mariana.

veterinária
Arquivo Pessoal

Ainda na ocasião, ela pontuou que essa atenção proporciona segurança para a população, tendo em vista que existem doenças zoonóticas que são transmitidas dos animais para os humanos. “Nós também cuidamos da qualidade dos produtos de origem animal que chegam até o consumo de muitas pessoas. Todos esses produtos precisam ser inspecionados, avaliados e certificados por médicos veterinários”, detalhou.

A Medicina Veterinária conta com várias áreas de atuação muito especificas, o que demonstra uma evolução. Essas especializações resultam em mais qualidade no atendimento para os bichos, que têm tutores cada vez mais exigentes. Dessa forma, existe uma necessidade de um aprimoramento profissional, para que os veterinários possam oferecer um atendimento de melhor qualidade, trazendo a possibilidade de diagnósticos e tratamentos muito mais assertivos.

Saiba detalhes de 5 especializações da Medicina Veterinária:

Cirurgia de Pequenos Animais

Uma das áreas mais conhecidas dentro da Medicina Veterinária é a Cirurgia de Pequenos Animais. “Essa especialidade se tornou bastante conhecida devido ao fato de que o Brasil tem um número expressivo de pets. Ao buscar um profissional dessa área, o tutor poderá contar com um veterinário capacitado para execução de procedimentos cirúrgicos diversos”, explicou Mariana Alves.

Reprodução e Obstetrícia

O veterinário especializado em Reprodução e Obstetrícia poderá cuidar das alterações do sistema reprodutor dos de pequenos e grandes animais, além de acompanhar a gestação das fêmeas e o seu parto. Esse especialista é responsável também por técnicas como inseminação artificial e criopreservação de sêmen.

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Além das aeras médicas, o veterinário também é responsável pela inspeção de produtos de origem animal. “Esse profissional é responsável por atestar e assegurar a qualidade de vários alimentos, como queijo, iogurte, carne, entre outros, para que eles cheguem à mesa do consumidor com a qualidade exigida pela legislação”, disse.

Oftalmologia

Conforme Mariana, a oftalmologia é uma área mais recente na Medicina Veterinária. Ela explicou que esse profissional está habilitado para a execução de exames e procedimentos cirúrgicos especialmente no globo ocular.

Ortopedia

Por último, mas não menos importante, temos a Ortopedia. Essa especialidade tem como foco a execução de técnicas cirúrgicas de esqueleto apendicular e axial.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp