BNews Pet

Coruja dá rolé em banco e recebe ajuda para encontrar caminho de casa

Divulgação/IMA Navegantes
Em rolé em banco, coruja chama atenção dos moradores de Navegantes  |   Bnews - Divulgação Divulgação/IMA Navegantes

Publicado em 08/04/2022, às 16h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Imagine ir resolver uma situação no banco e dar de cara com uma coruja? Foi isso que aconteceu com os moradores de Navegantes, município situado no Litoral Norte de Santa Catarina. A ave estava próximo à Caixa Econômica Federal, no Centro da cidade, na última terça-feira (5) e chamou atenção da população. 

Escolhida como animal símbolo da cidade, a coruja-buraqueira se sentiu à vontade para dar uma volta no município. Vale ressaltar que o animal tem parte dos mais de 400 mil m² da restinga da praia Central reservada à sua espécie. 

A coruja, porém, não ficou muito tempo naquela área e foi resgatada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para conseguir voltar à sua "casa". Segundo o IMA, a área reservada para essas espécies é favorável para que a ela se instale, pois ali ela tem abrigo e alimentação adequada.

Coruja dá rolé em banco e recebe ajuda para encontrar caminho de casa

Leia Mais:

Coruja fica presa em linha de pipa e é resgatada por bombeiros no interior da Bahia; veja fotos
Zoológicos: Contribuição para a educação e conservação ou confinamento abusivo?
Gato leva animal inusitado para casa e leva bronca de família; assista

Por causa da vegetação favorável, esse animal pode ser visto uma vez ou outra passeando pela cidade. "Justamente por isso, nós lançamos no ano passado um concurso nas escolas que decretou a coruja-buraqueira como símbolo de Navegantes. Por conta da presença da coruja no município, ela acaba circulando dentro da cidade para captura de alimento e o ambiente urbano com o natural acaba sendo desafio para esse animais", explicou Marcos Zaleski, integrante do IMA.

Geralmente, por se tratar de um animal silvestre, a coruja não deixa os humanos se aproximarem tão facilmente, ficando arisco, mas não foi o caso dessa coruja, que estava tranquila observando o movimento da cidade.

"Nossa bióloga fez a avaliação e o animal se encontrava em estado de saúde adequado, nós o resgatamos e o devolvemos ao ambiente mais comum e predominante da coruja que é a restinga na praia Central", destacou. "Nesse caso a gente reintroduziu ela junto à orla da praia Central de Navegantes, em um espaço que a gente já delimitou com placas de proteção para a coruja buraqueira", finalizou Zaleski.

Em rolé em banco, coruja chama atenção dos moradores de Navegantes

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp