BNews Pet

Descubra os significados dos bocejos do seu cachorro

Foto Ilustrativa/Pixabay
Estudo revela motivos diferentes para bocejos de cachorro  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 09/03/2022, às 18h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Para além do cansaço, o bocejo canino pode ter muitos outros significados, como estresse, ansiedade, ou apenas o fato de querer imitar seu tutor. São variadas as razões para esse gesto comum entre os cachorros e é importante que os donos de animais de estimação saibam diferenciá-los. 

Muitas vezes, podemos notar que o cão boceja sem aparentar estar sonolento, ao contrário, ele pode ter esse estímulo em meio à atividades que demandem certo esforço. De acordo com especialistas, as razões dos bocejos em cães pode se assemelhar às razões da prática em humanos. 

Leia Mais:

É saudável olhar diretamente para um cachorro? Saiba o que cientistas dizem
Ter um cachorro pode te deixar mais atrativo; entenda
Universidade desenvolve método de castração inovador cães e gatos; saiba mais

Vejas algumas razões para os bocejos dos cachorros:

Cansaço

Esse fator clássico, que também acontece com os humanos, é uma forma de refrescar o cérebro quando o sono chega, mas, por alguma razão, ainda não se pode desconectar e dormir. O ato de bocejar aqui ajuda os cães e humanos a despertarem da sonolência. 

Confusão

Já nesse fator, o bocejo pode vir acompanhado da exaustão de estar praticando alguma tarefa que demande muito esforço. Ao contrário do primeiro motivo, esse não está relacionado ao sono, mas a chateação com o volume de informações que lhe são passadas como, por exemplo, em um treinamento. 

Estresse ou ansiedade

O bocejo aqui pode indicar nervosismo no animal. O cachorro pode praticar ação por estar com medo e precisar aliviar o estresse, já que no ato do bocejo, por causa da inspiração profunda, uma grande quantidade de ar entra nos pulmões e regenera o ritmo da respiração, de acordo com o site Hola.com. 

Ao bocejar, o cachorro estaria tentando se reequilibrar em situações tensas, que lhe dão medo. 

Reprodução de atitude humana

Aqui a explicação pode ser mais simples do que nos outros fatores. O cachorro pode apenas querer reproduzir o ato de seu humano favorito, como um gesto de apoio. Os cães costumam serem bons companheiros e por isso tendem a seguir seu dono em todos os lugares e ações. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp