BNews Pet

É saudável olhar diretamente para um cachorro? Saiba o que cientistas dizem

Getty Images
processo dos tutores em olhar diretamente para seus cachorros, fazem o animal liberar a oxitocina  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 09/03/2022, às 12h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe de cientistas japoneses descobriu que o processo dos tutores em olhar nos olhos de seus cachorros faz o animal liberar um hormônio ligado ao apego: a oxitocina.

Os pesquisadores, liderados pelo veterinário Takefumi Kikusui, colocaram 30 cães com seus donos na mesma sala por 30 minutos e observaram o que acontecia: olhares, carícias, vozes carinhosas. E, antes e depois do experimento, mediram a quantidade de ocitocina, tanto na urina dos bichinhos quanto na dos patrões.

De acordo com as conclusões de Kikusui, quanto mais os cães e seus donos se olhavam nos olhos, mais oxitocina seus cérebros produziam. Eles então repetiram o experimento com lobos alimentados com mamadeira, mas o hormônio não aumentou.

Leia também

Vídeo: Cachorro com pescoço amarrado em árvore é salvo por ciclistas
Ativista arrisca a própria vida em meio à guerra para salvar animais abandonados na Ucrânia; veja fotos
Vídeo: pai se joga sobre filho desmaiado para protegê-lo de touro

Em um terceiro experimento, eles pulverizaram ocitocina no focinho de alguns cães e os colocaram de volta em uma sala com seu dono e duas pessoas desconhecidas. Alguns animais de estimação congelaram olhando nos olhos de seus donos, que por sua vez produziam mais oxitocina, em quantidade correlacionada com a de seus animais.

“Esses resultados apóiam a existência de um loop de oxitocina autoperpetuante na relação humano-cão, de maneira semelhante à de uma mãe humana e seu filho”, escreve a equipe de Kikusui, que publicou suas descobertas na revista Science.

Leia Mais:

Guaxinins adotam gato “órfão” e nova família faz sucesso na web; assista
Gatinha diagnosticada com doença mortal ganha segunda chance e emociona internet; veja vídeo
Vídeo: Ativistas denunciam síndico de condomínio de Salvador por expulsar gato que morava no local há 10 anos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp