BNews Pet

Descubra quantas vezes o seu cão precisa passear durante a semana

Pixabay
Profissional afirma que os cães precisam passear para evitar problemas de saúde  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/07/2022, às 06h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O momento do passeio, na maioria das vezes, acaba sendo bastante esperado pelos cachorros, principalmente para aqueles que vivem em apartamentos menores. No entanto, alguns tutores acabam não dando a devida atenção a essa parte importante da rotina do animal e a saúde do bicho acaba sendo impactada.

De acordo com o médico-veterinário Fernando Oliveira, o cão que não é levado para passear com uma certa frequência acaba desenvolvendo problemas como ansiedade, atrofias musculares e pode ganhar mais peso do que o recomendado. 

Ao BNews Pet, Fernando falou sobre a quantidade de vezes ideal que o tutor precisa passear com o seu cachorro durante a semana. “É preciso ter uma noção do espaço em que o cachorro vive e depende também da raça. Um yorkshire, um poodle ou lulu da pomerânia, o tutor pode levar duas ou três vezes por semana porque ele já tem um espaço da casa que termina sendo grande para ele. Mas um cão de uma raça maior, como um schnauzer ou beagle, pelo menos três vezes por semana é o ideal”, recomendou.

cachorro
Pixabay

Em relação aos benefícios dos passeios para os doguinhos, o médico-veterinário disse que são iguais ao dos seres humanos. “Exercita a musculatura, pois, com a musculatura forte, fortalece também a ossatura. Às vezes é comum ver cães que pulou do sofá e luxou o joelho. Isso é devido a uma musculatura fraca, que não tem uma tonicidade mais forte”, explicou o especialista, que completou: “Os animais que passeiam também costumam ficar menos estressados”.

Ainda segundo Fernando Oliveira, existem raças que precisam de mais passeios. “Como os galgos ingleses, os labradores e os goldens retriever, por exemplo, são raças que têm uma necessidade maior de exercícios de 3 a 4 dias na semana”.

Locais ideais

cachorro
Pixabay

Por fim, o profissional deu dicas de locais ideais para passear com os cachorros. Fernando disse que gosta de recomendar passeios em lugares abertos, que tenham incidência de raios solares e um piso para evitar doenças e contaminações.

“Se o tutor mora em apartamento que tenha quadra, e puder descer e soltar seu cão lá, ótimo. Andar com ele na coleira em um calçadão também é ideal. O que eu não recomendo é em praças arborizadas onde não tenha ação do sol”, completou. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp