BNews Pet

Dia do Tosador: Veja a importância de cuidar do seu pet

Freepik
Petshop deu entrevista ao BNews para falar sobre o trabalho do tosador  |   Bnews - Divulgação Freepik
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 26/07/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia do Tosador é em homenagem a todos os profissionais que trabalham com a higiene do pet. Mesmo que os tutores levem seus cães e gatos para serem tosados, muitas pessoas ainda não entendem o quão importante são esses cuidados para o animal.

Ao Bnews, o administrador da Petshop Company, Danilo Moutinho, esclareceu algumas dúvidas sobre a tosagem dos animais. A princípio, ele explica quais são os maiores cuidados que se deve ter na hora de tosar um pet.

"O principal é atestar que a saúde do animal permite o manuseio. Fora isso, é indispensável a experiência do profissional que irá realizar o serviço a fim de evitar quedas, cortes. Proteger o ouvido contra a entrada de água é muito importante", disse ele.

O especialista ainda afirma que a raça de cachorro que mais dificulta a tosagem é o Chow Chow "devido ao temperamento agressivo do animal, alguns Pets Shops chegam a recusá-lo". Além disso, ele revela que o arredondamento da tosagem é a mais complicada para fazer em um pet.

"Essa é uma tosa onde o tutor define a altura do pelo. Diferente da tosa de máquina, ela é feita a maior parte do serviço de tesoura. Por conta disso, demanda mais tempo de execução e chega a demorar três vezes mais que as demais tosas", explica.

Raças e tosagem

O administrador explicou que, ao contrário do que muitos pensam,existem raças que não são recomendadas a passar pelo processo de tosagem. "Chow chow, spitz alemão, samoieda, akita, pequinês, border collie e husky siberiano. Eles são cães que podem desenvolver alopecia pós tosa, onde o cão perde o pelo temporariamente ou de forma definitiva", afirmou.

Danilo Moutinho ainda explica quais são os benefícios de tirar os pelinhos do rosto e área íntima do pet. "Pelos nos olhos podem ocasionar lesões nas vistas do pet. No focinho faz com que o animal mantenha o local mais limpo após as refeições e o consumo de água. Isso ocorre também nas partes íntimas, deixando-a mais limpa após o animal fazer suas necessidades".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp