BNews Pet

Doenças "esquecidas" agora são comuns em cachorros idosos; saiba quais

Divulgação
Algumas doenças que eram pouco faladas se tornaram mais frequentes em cachorros idosos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2022, às 11h30 - Atualizado às 11h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o passar dos anos e com o avanço da medicina veterinária, a expectativa de vida dos animais aumentou consideravelmente. Porém, maior longevidade pode trazer impactos negativos para a saúde e bem-estar dos pets. “Com os cães convivendo com a gente por mais tempo, começamos a perceber melhor doenças que não eram tão faladas antigamente e que estão muito associadas à questão da idade”, explica a médica veterinária Nathalia Fleming ao site Canal do Pet.

A veterinária alerta para importância do conhecimentos dos tutores para tais doenças, que interferem diretamente na vida dos pets, pode ajudar na prevenção e qual auxílio buscar caso seja necessário.

Leia também

Conheça algumas das principais doenças que acometem os cães idosos:

Doenças Cardíacas

Um  animal com doença cardíaca pode ter vida normal desde que diagnosticado precocemente e medicado de maneira correta, com acompanhamento contínuo e mais frequente do médico veterinário. Mas o tipo de problema e sua intensidade podem variar de acordo com o porte do animal.

Problemas Odontológicos

É comum, com o avanço da idade, que os dentes fiquem mais frágeis e acabem caindo. Os problemas dentários mais comuns nos pets idosos são o acúmulo de tártaro, placa bacteriana, doença periodontal e tumores na região da boca. Alguns dentes podem se quebrar ou sofrer com cáries. 

Catarata

A  catarata pode estar relacionada com o processo natural de envelhecimento do pet ou estar relacionada à diabetes mal controlada, desnutrição, traumatismos e inflamações.

O diagnóstico é feito pelo médico veterinário por meio do exame dos olhos e, quando detectada, é importante pesquisar sua origem para tratar.

Câncer

Casos de câncer nos pets têm crescido cada vez mais nos últimos anos,  principalmente nos cães idosos, e, assim como nos humanos, a descoberta precoce traz maiores chances de cura. O tratamento específico é determinado pelo médico veterinário e envolve o tipo de câncer, sua localização e estado geral do animal.

Leia Mais:

Cachorro é flagrado 'furtando' cobertor de loja; veja vídeo
Cachorro fica sozinho em casa e destrói toda a decoração da ceia que estava na mesa; assista
Cachorro é flagrado na garupa de moto e chama atenção por estilo ousado; veja vídeo

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp