BNews Pet

Pet idoso: Conheça as principais doenças em cachorro e confira produtos que podem ajudá-lo nessa fase

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista explica quais as doenças que aparecem com frequência em pet idoso  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 18/02/2022, às 12h00   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Eles já não têm mais tanta energia, ficam a maior parte do dia deitados, não atendem mais alguns comandos, têm dificuldade para fazer necessidades fisiológicas no lugar certo, além de algumas doenças. São sinais de que o envelhecimento chegou para nosso amigo cachorro.

Segundo o médico-veterinário Fernando Oliveira, as principais doenças que os cães desenvolvem nessa fase são cardiopatias, insuficiência renal, diabetes e neoplasias.

“Algumas doenças podem ser mais frequentes em determinadas raças de cachorro, como Labradores, Golden Retriever e boxers que tendem a ter uma espécie de neoplasia [mastocitomas]. Em animais das raças como Yorkshire e no Spitz Alemão são comuns o estreitamento de traqueia e cardiopatia. No Shih-Tzu, geralmente, há alterações oftalmológicas e dermatológicas. Já em cães da raça Dachshund e Buldogue Francês, há uma tendência a alterações de coluna”, detalha.

O veterinário acrescenta também que os cães de grande porte envelhecem mais rápido, já os de pequeno porte tem um envelhecimento mais tardio. Mas independentemente do porte dos nossos amigos de quatro patas, segundo o especialista, a castração e consultas clínicas que direcionam para os exames necessários como, por exemplo, ultrassom, raios-X e exames de sangue, que são aliados para o envelhecimento saudável do animal.

De acordo com Oliveira, o acompanhamento do pet com um profissional pode prevenir o animal contra algumas dessas enfermidades. Além disso, o avanço da medicina veterinária permite prevenir e tratar doenças.

Oliveira explica que, atualmente, por exemplo, já existem chips que fazem dosagem sistêmicas de glicemia, que ajudam os pacientes diabéticos. Já se tem também a tomografia, que avaliam a neoplasias e a forma como tratar a doença. Além disso, também se pode contar com a ultrassonografia, que possibilita avaliar os exames laboratoriais.

“Um cão que chegue a partir de 6 anos a 8 anos já é um animal que merece atendimento com mais frequência. Pelo menos duas vezes ao ano”, diz.

Leia Mais:

UPA Animal conta com atendimento 24h em Salvador
Entenda como funciona o microchip para cães e as vantagens do acessório para o pet

Produtos que ajudam o pet em fase de envelhecimento

Para o BNews, a Mundo Pet separou alguns produtos disponíveis na loja que ajudam o cão na fase do envelhecimento. Confira lista abaixo:

Gerioox

É um Medicamento com alto teor de ácidos grãos ômega 3, antioxidantes e glicosaminoglicanos. Tem ação imunomoduladora, antioxidantes e condroprotetores, diminuindo os processos neurodegenerativos e inflamatórios, segundo a empresa. O remédio ainda estimula o apetite, melhora o estado cognitivo e protege os órgãos.

“Esse medicamento foi desenvolvido para atrasar os sinais associados ao processo de envelhecimento, dando uma qualidade de vida superior ao animal idoso”, disse.

Conheça as principais doenças em cachorros idosos e confira produtos que podem ajudar o pet nessa fase

Seniox

É um suplemento alimentar rico em ômega 3 exclusivo de óleo de peixe e antioxidantes, que proporcionam qualidade de vida aos peludinhos e previne alterações relacionadas a senilidade, como Alzheimer canino. Ele, segundo a Mundo Pet, proporciona melhor funcionamento da função cognitiva, coordenação motora, memória, previne câncer e muito mais, de forma prática e saborosa.

Conheça as principais doenças em cachorros idosos

Geripet

Produto formulado especialmente para suprir as principais demandas nutricionais de cães e gatos com idade mais avançada, uma vez que animais idosos demandam nutrientes específicos para uma melhor qualidade de vida. Possui ainda inositol, ômega 3 e glutamina. Com alta palatabilidade é aceito por cães e gatos

pet idoso

Categoria Alimentos

  1. Ração N&D Ancetral Grain – Sabor: Frango, Romã, Aveia e Cevada
  2. Ração Royal Canin Pet Senior – Mini Indoor para pets até 10kg
  3. Ração Premier Pet Senior – Sabor: Frango e Salmão

De acordo com a empresa, por causa dos cuidados especiais que essa fase requer, essas rações são ideais, pois possuem proteínas de boa qualidade e digestibilidade, croquetes especiais para auxiliar na mastigação, componentes que ajudam no controle de tártaro e que favorecem a manutenção das articulações e com ação antioxidante naturais.

 cachorros idosos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp