BNews Pet

Dois filhotes de cachorro são clonados por cientistas; saiba detalhes

Pixabay
A clonagem dos filhotes de cachorro ainda é um teste para averiguar se o processo funciona  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 26/07/2022, às 18h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Todos os dias novas tecnologias são descobertas e as possibilidades se expandem. E no mundo pet não é diferente. Com o objetivo de ajudar criar cachorros de raça geneticamente mais saudáveis, cientistas sul-coreanos conseguiram usar a tecnologia de edição de genes CRISPR para clonar dois filhotes de cão da raça beagle pela primeira vez.

Os pesquisadores ajustaram os genomas dos filhotes para eliminar a proteína DJ-1, ligada ao câncer, Parkinson, Alzheimer e derrame. Para chegarem a esse objetivo, os cientistas extraíram células da pele chamadas fibroblastos de um feto de um beagle e removeram o gene responsável pela DJ-1 com a CRISPR.

Segundo informações do jornal The Telegraph, os fibroplastos alterados foram fundidos com óvulos da raça que tiveram seus núcleos removidos, antes de serem implantados em seis fêmeas. Ao todo, as cadelas receberam 68 embriões, sendo que uma delas engravidou e deu à luz a dois clones.

De acordo com os cientistas, nenhuma anomalia foi observada nos filhotes aos 14 meses de idade. Com isso, pela primeira vez, foi possível clonar cães com uma característica específica. Isso é importante pois muitos cachorros de raça são propensos a doenças genéticas hereditárias, como problemas cardíacos, de pele, ossos e olhos devido à falta de diversidade genética.

A clonagem dos filhotes ainda é um teste para averiguar se o processo funciona e estudar o papel do gene da proteína, mas os autores da pesquisa defendem que a abordagem pode ter aplicações úteis no futuro na correção de mutações geradoras de doenças.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp