BNews Pet

Emocionante: Mulher internada na UTI recebe visita de cadelinha e se anima; veja vídeo

Divulgação/Prefeitura de Joinville
Internada na UTI, paciente fica feliz ao rever cadela em hospital  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Joinville

Publicado em 14/07/2022, às 08h24   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A paciente Marilene Brasil Martins, de 53 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Municipal São José de Joinville, no Norte de Santa Catarina, recebeu uma visita pra lá de especial que a deixou bastante feliz: ela conseguiu rever sua cadelinha, chamada Melani ou apenas Mel.

A visita inesperada pela paciente foi bastante avaliada pelos profissionais da saúde antes de acontecer. Pensando na humanização de todo processo de tratamento, o hospital analisou o apego da paciente, as condições de saúde dela e se o animal estava apto para encontrá-la.

"Avaliamos que a paciente estava estável, com condições de ser deslocada a um ambiente externo da UTI. Então, conversamos com o médico responsável que fez a liberação. Também verificamos se o animal estava com a vacinação em dia, se era dócil e se era desejo da família trazê-lo para a visita", contou a enfermeira Maria Rita Andrade de Lemos, coordenadora da UTI do Hospital São José.

O marido de Marilene amou a novidade e diz acreditar que o momento fez muito bem para ela. "Os olhos dela brilharam! A Mel ficou um pouco assustada, mas depois ficaram juntas por quase meia hora, com muita alegria. Na última semana a Marilene estava um pouco triste, ansiosa, mas encontrar a Mel deixou ela mais animada", disse o técnico de manutenção eletroeletrônica, Armando Tadeu Martins.

Muito já se sabe sobre o benefício de pets na vida dos humanos. Eles, que são considerados os melhores amigos do homem, geramente, criam uma ligação muito forte com os seus tutores e começam considerá-los como se fosse da família. Pelo menos é o que diz pesquisadores estadunidenses e japoneses, da Emory University. Ao contrário também acontece, cada vez mais os humanos tratam seus animais como membros da família.

O secretário da Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke afirmou que ao avaliar esse tipo de visita, o hospital analisa as "necessidades sociais, afetivas e familiares" e a busca pela humanização no período do tratamento é pra garantir a melhor recuperação.

Estado de Saúde

A babá Marilene ficou internada, em 2021, entre os meses de maio e outubro, para o tratamento da Covid-19. Nesse período, a babá ficou na UTI durante dois meses, intubada e sofreu três paradas cardiorrespiratórias. Apesar das dificuldades, ela conseguiu se recuperar e retornou para sua casa. Contudo, no mês de junho, ela voltou a ter complicações, sofreu mais uma parada cardiorrespiratória e precisou retornar para a UTI, onde permanece internada, apesar de estar estável.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp