BNews Pet

Entenda o por quê dos cães lamberem o chão

Pixabay
Ação dos cães é instintiva para causar vômitos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 06/12/2021, às 20h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Muitas vezes os cachorros agem de maneira bem inusitada e isso faz com que os tutores fiquem se questionando se há algo de errado com o pet. Lamber o chão, em uma ação contínua, com um caráter obsessivo, para causar vômitos, é uma das ações que pode gerar estranheza nos humanos. Contudo, esse hábito nada mais é do que o instinto do animal, que tem essa atitude quando está doente ou sente algum tipo de desconforto no estômago.

Os cães, filhotes ou adultos, costumam lamber o chão e tudo que encontra na casa. A lambida contínua, que começa com uma espécie de bocejo e que leva a espasmos podem fazer o tutor pensar que o cão está se afogando ou que tem algo irritante na garganta. Esse hábito dos cachorros faz parte da infinidade de instintos que ninguém precisou lhes ensinar.

Outro motivo pelo qual o cachorro lambe o chão é a ausência de minerais. Isso acontece quando a comida que lhe está sendo fornecida falta nutrientes ou é de má qualidade. Dessa forma, o pet precisa buscar nutrientes em outro lugar.

Leia Mais:

Entenda porque os cães “rodam” antes de dormir
Entenda os tipos e significados dos latidos de cachorro
Conheça os três ruídos que mais incomodam os cães

Os cães também podem lamber o chão porque simplesmente detectaram algum tipo de cheiro que lhe atraiu ou restos de comida, ou até mesmo vestígios de outros animais.

Vale ressaltar que não é benéfico para o cão repreendê-lo ao notar que ele está lambendo o chão. Os humanos devem respeitar os instintos dos animais, pois, caso não faça, podem deixar os pets confusos, acreditando que estão fazendo algo errado.

O que se deve fazer nesses casos, é assegurar de que as superfícies estejam livres de produtos que possam colocar os animais de estimação em risco.

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp