BNews Pet

Estudo aponta que cães decifram sensações de humanos; entenda como

Foto Ilustrativa/Pixabay
Pesquisa revela que cães entendem sensações de humanos e reproduzem comportamentos  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 08/06/2022, às 13h00   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo apontou que os cachorros podem sentir o que os humanos sentem, principalmente, se esses forem os seus donos. O fato desses pets conseguirem decifrar as emoções humanas, geralmente, faz com que eles mudem os próprios comportamentos. Os doguinhos conseguem sentir todos os sentimentos humanos através do cheiro, logo, é muito difícil "driblar" essa percepção do animal. 

Uma pesquisa recente feita por pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, publicada pela revista Scientific Reports, chegou a conclusão de que o estresse de longo prazo é sincronizado entre cães e seus tutores.

Outro estudo, elaborado por cientistas da Universidade de Naples e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, de Lisboa e publicado pela Animal Cognition, defende-se a ideia de que os cães constatam os sentimentos humanos atráves do cheiro, que é com se fosse um sinal químico que "informa" emoções positivas (como felicidade) ou negativas (como o medo). Diante do medo, os doguinhos dão sinais de estresse.

Leia Mais:

Estudo indica que pet pode salvar seu casamento; entenda
Estudo aponta que cérebro de quem tem pet funciona melhor
Estudo aponta tutor de qual tipo de pet é mais atraente e faz mais sexo; entenda

Muita gente já deve ser ouvido algum tutor de animal avisar: "Não demonstra medo, fica calma, senão ele pode te estranhar". A percepção dos cães sobre o sentimento humano, segundo os especialistas, é real. Contudo, nessa frase tão popular há um erro: é muito difícil confudir esses pets sobre o que se está sentindo. Como eles têm essa percepção por causa do cheiro que exala dos humanos, é preciso saber que se a sua intenção é enganar o animal, possivelmente, você não conseguirá.

É normal, contudo, que os humanos enfrentem dias não tão bons, que eles fiquem estressados ou com medo. Para diminuir os efeitos negativos no animal, é necessário tentar levar uma vida mais equilibrada possível, relaxando o corpo e a mente. Caso o animal fique em um ambiente muito estressante, ele pode acabar desenvolvendo maus hábitos como comportamentos compulsivos, excesso de latidos ou comportamentos hiperativos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp