BNews Pet

Estudo explica quanto tempo dura a memória de um cachorro

Divulgação
A memória que faz parte do sistema adaptativo de qualquer animal, é é fundamental para a sobrevivência de um cão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/04/2022, às 12h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Há uma falta de crença de que os cães têm uma memória ruim. Mas por uanto tempo um cachorro consegue se lembrar de uma pessoa? ou quanto tempo um cão pode reter um evento?

Segundo especialistas, os cachorros têm memória e, em particular, alguns deles têm uma memória excelente. A memória faz parte do sistema adaptativo de qualquer animal. A memória é fundamental para a sobrevivência de um cão.

Um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, mostrou que um cão tem uma memória de curto prazo de no máximo 2 minutos. Além disso, os cães se lembram de eventos imediatos por até 70 segundos em média. 

Leia mais

Mulher flagra cachorro em momento inusitado na academia; assista
Mulher joga cinzas de cachorro em parque e imagem de cão aparece na foto
Vídeo: Com medo de pug, cachorro golden retriever precisa de ajuda de tutora para caminhar pela casa

Ainda segundo o estudo, existem dois tipos de memórias em cães. Por um lado, temos memória de curto prazo e, por outro lado, memória de longo prazo.

Para reter pequenas quantidades de informação, a memória de curto prazo é importante. Já para armazenar de forma duradoura as memórias, os cães usam a memória de longo prazo.

Mas no entando, os cães vivem no presente sem pensar no passado. Isso tem a ver com o fato de que a memória dos cães é associativa. Essa memória funciona de forma, que os cachorros ligam as circunstâncias e imagens do passado com as circunstâncias do presente. Essas associações permanecem na memória do cão para sempre.

Leia também

Gato "dribla" tutor e consegue arrumar jeito de fugir de casa; veja vídeo
Cadelas flertam com cachorro, mas final não sai como esperado; assista
Cachorro briga com irmão felino que fugiu de casa e viraliza; veja discussão

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp