BNews Pet

Fugindo da guerra, casal sai da Ucrânia com 19 cachorros

Foto Ilustrativa/Pixabay
Casal atravessou sete vezes a fronteira para resgatar outros animais  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 25/05/2022, às 09h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Recentemente, uma foto de uma jovem mulher com 9 cachorros sob um céu ameaçadoramente escuro na Ucrânia se espalhou nas redes sociais. A moça é Anastasiya Tykha, uma estudante de veterinária de apenas 20 anos.

A jovem e o marido, Arthur Lee, tiveram por 4 anos um abrigo para animais abandonados em Irpin, na Ucrânia. Eles fugiram da cidade em março, quando o local acabou sendo atacado e ficou sem eletricidade e água corrente. Com isso, os cachorros estavam bebendo água dos aquários do abrigo. Snizhana Bugryk, amiga do casal, os convenceu de que não tinham outra escolha senão partir.

Eles reuniram-se todos para uma caminhada de três quilômetros até a ponte. Lá, soldados ucranianos ajudavam pessoas a atravessar a fronteira.

Contudo, o percurso não foi fácil. Dois dos cachorros estavam em cadeiras de rodas, e outro, com patas amputadas, se recusava a ser amarrado para transporte. “Eu pensei num ponto que não iríamos conseguir, mas Snizhana ligou e disse que haveria um micro-ônibus do outro lado para ajudar”, contou Arthur.

Leia também:

Após três horas, eles chegaram à ponte. Durante o trajeto, uma cadela estava tão aterrorizada que mordeu parte de sua língua, enquanto quatro dos outros ficaram tão irritados com os sons da guerra que mastigaram suas coleiras e fugiram.

Chegando exaustos na ponte, o casal e seus animais chamaram a atenção de fotógrafos de imprensa, que se aglomeraram ao seu redor. “Foi quando aquela foto foi tirada – eu só queria que eles nos deixassem passar para a ponte”, conta Anastasiya.

Um grupo de soldados ucranianos veio em seu auxílio, levando os fotógrafos para longe. Assim, o casal encontrou o ônibus que os levou para um distrito do sudoeste de Kiev. Lá, disponibilizaram uma sauna ao lado de uma casa para eles e seus animais.

De acordo com o portal The Guardian, o casal atravessou sete vezes a fronteira. “Tínhamos muito o que fazer para ficar preocupados ou assustados”, disse a jovem.

Naquela primeira viagem, eles fugiram com 19 cachorros, cinco gatos, uma tartaruga, um camaleão, dois lagartos, um axolote e um hamster.

Agora, pelo menos dois meses depois, o casal voltou a Irpin, em uma casa nova. Como tantos ex-residentes já partiram, seu grupo de animais cresceu para 30 cães e 10 gatos. Ainda assim, apesar de tudo, eles contam que estão felizes por viverem a vida que amam.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp