BNews Pet

Hong Kong decide abater milhares de roedores após infecção por coronavírus

Pixabay
Roedores foram infectados em pet shop local; funcionário também foi diagnosticado com a doença  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 18/01/2022, às 17h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As autoridades de Hong Kong ordenou o abate de 2 mil hamsters nesta terça-feira (18) após, ao menos, 11 animais serem infectados pelo coronavírus em um pet shop local. Um funcionário do estabelecimento também foi diagnosticado com a variante delta da Covid-19.

A medida é para evitar que os donos beijem os animais e nem deixem eles livres nas ruas. Além disso, vendas e importações também foram suspensas.

Leia Mais:

Hamster de garotinha, considerado animal de assistência emocional, é barrado em voo da Azul
Coelha morre em hotel para pets em Lauro de Freitas e tutora dispara: “Morreu por negligência”
Rapaz fica desolado ao perceber que cozinhou ovo com pintinho dentro; assista

Segundo as autoridades, foram encontrados vestígios do vírus após a testagem de 178 pets, incluindo coelhos e chinchilas. Isto aconteceu para que o governo pudesse identificar os possíveis pontos de contaminação.

A Secretaria da Saúde, apesar de admitir que não existem evidencias que comprovem que animais domésticos possam passar a doença para humanos, não recuou da decisão e alegou que o plano do abate é para “precaução”.

O diretor do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação, Leung Siu-fai Leung,  disse à repórteres locais que "os donos de animais de estimação devem manter uma boa prática de higiene, incluindo lavar as mãos depois de tocar nos animais, manusear sua comida ou outros itens e evitar beijar os animais”. E completou: “Se os cidadãos estão criando hamsters, eles devem mantê-los em casa. Não os tragam para fora”. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp