BNews Pet

IMAGENS FORTES: Vídeo mostra cachorro sofrendo com barulho dos fogos de artifício

Reprodução / Instagram
Médicos, veterinários e especialistas ambientais recomendam não usar fogos de artifício  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 22/12/2022, às 14h06   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada das festividades do final de ano, é comum o uso de fogos de artifício durante as comemorações. Quem sofre bastante nessa época são os pets. De acordo com Lysandra J. Barbieri, médica veterinária e Analista de Educação Corporativa da Cobasi, o som do estouro comumente gera desconforto aos pets, que podem mostrar diferentes sinais de incômodo. 

“O animal tenta se esconder, pode ter até vômitos, diarreia, tremores e vocalização, porém é passageiro. Caso estes sintomas se prolonguem ou o animal apresentem convulsões, é hora de correr para o veterinário”, disse a especialista.

Nas redes socais, viralizou um vídeo que mostra a reação de um cão afetado pela pirotecnia. Nele você pode ver o profundo medo e nervosismo do animal, por isso, eles pedem "Divulgue até que eles entendam os danos causados pela pirotecnia em animais".

Médicos, veterinários e especialistas ambientais recomendam não usar fogos de artifício (entre outros) devido aos efeitos colaterais que podem causar em pessoas com autismo, animais de estimação e meio ambiente.

Segundo a veterinária, por possuírem a audição bem mais aguçada do que a nossa, ouvindo cerca de 4 vezes mais alto do que os humanos, os cães estão entre os mais afetados. “Além disso, as orelhas funcionam como antenas parabólicas que captam melhor o som, tornando-o ainda mais alto. Sendo assim, se o som de fogos é incômodo para nós, para o cão acaba virando um tormento”, explica a especialista.

Ainda de acordo com a especialista, gatos, aves, roedores e até cavalos sofrem com os barulhos de fogos. “Assim como com os cães, o som causa medo, ansiedade estresse. Em casos nos quais a explosão esteja muito próxima, é possível até romper o tímpano do animal. Ainda, alguns podem se machucar no momento da fuga, ou até mesmo terem taquicardias a ponto de irem parar no hospital veterinário”.

Para amenizar os efeitos dos sons gerados pela queima de fogos de artifício neste período do ano, a especialista faz algumas recomendações:

  • Manter o animal em um cômodo mais silencioso e confortável
  • Não prender o animal, pois ele pode tentar fugir e se machucar
  • Colocar algodão no ouvido do animal, mas deve ser retirado logo depois.
  • Deixar a TV ligada nestes momentos também pode ajudar
  • Esteja presente, pois a companhia humana acalma o animal.

“Petfones”
“Hoje no mercado temos opções de fones de ouvido para amenizar o barulho e existe também uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em uma amarração que tende a diminuir o estresse, porém, não é a única solução. Há também opções de florais e passifloras que, se usados de forma correta, tendem a diminuir a tensão causada pelos fogos. Estes geralmente são oferecidos antes do evento, agindo no sistema nervoso do animal, trazendo mais tranquilidade. É possível também usar sedativos, mas somente com orientação veterinária adequada”, conclui Lysandra.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp