BNews Pet

“Já pintou o verão”: Saiba quais os benefícios do sol para seu cachorro

Arquivo Pessoal
Cãolunista explica quais os benefícios do sol para seu cachorro  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 21/10/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Volteeeeei! Já já o verão bate à porta e, na maioria das cidades brasileiras, já é possível sentir que ele está vindo com força total. O calor está insuportável e eu, Oreo, sofro muito aqui nessa caixa de sapato para onde me trouxeram. É tudo muito abafado, que nem dá vontade de tomar um sol debaixo da janela. Só Chico, esse pentelho, que passa horas bronzeando os pêlos. 

Sabemos que o sol traz inúmeros benefícios para vocês, tutores. Minhas humanas reclamam toda hora de uma tal de Vitamina D que anda baixa. Além disso, dizem que o sol aumenta a produção de endorfina no cérebro e até melhora a qualidade do nosso sono. Isso para vocês, que são humanos. Mas, será que a maior estrela do sistema solar também traz benefícios para os cachorros?

Embora os raios ultravioletas mereçam certo cuidado, principalmente para as raças de cães menos peludas e mais claras, tipo eu, Merle, o sol tem papel fundamental em nossas vidas. A gente sente muito prazer em tomar sol - claro que, se fosse no Porto da Barra ou em Guarajuba, seria beeeeeeemmmm melhor. Mas, aquele sol da manhã também nos traz alegrias - Chico que o diga. 

Uma coisa é certa: assim como vocês, humanos, nós precisamos do sol para a absorção de Vitamina D, do cálcio e fósforo, o que, consequentemente, reduz as chances de problemas ósseos futuros. Eu, que sou Border Collie, por exemplo, tenho grandes chances de ter displasia nas patas traseiras. PRECISO DE SOLLLLL!

[Colocar ALT]
Chico no seu solzinho matinal

Além disso, o sol ajuda na prevenção de problemas de pele nos cães, como a sarna, combatendo o ácaro, além de ajudar na redução de dores musculares. Assim como para vocês, o sol faz com que nosso organismo libere serotonina, o que nos faz sentir muito prazer. Já disse que, se fosse na praia, o prazer seria ainda maior…mas, me trouxeram para essa caixa de sapato em São Paulo. Fazer o quê?

Maaaaas, apesar de o sol ser muito bom para os cães, é necessário que você, tutor, tome alguns cuidados:

  • Evite os horários entre 10h e 16h, por serem considerados os mais quentes do dia;
  • Mesmo muito cedo, controle o tempo de duração do banho de sol no verão, para evitar uma hipertermia;
  • Também no verão, faça uso de protetor solar em seu cão, principalmente onde ele tem menos pêlo, como orelhas, barriga e focinho.

Quanto aos passeios, recomendo os mesmos cuidados, mas com preocupação redobrada, afinal há o risco de o chão quente queimar as patas do seu cachorro. Outro ponto é você se preocupar muito com a hidratação do seu pet. Leve sempre água quando for passear com ele. Se optar pela água de coco, lembre-se daquelas recomendações que eu passei na cãoluna da semana passada. Nada de exagero!! 

Se ligou em todas as dicas?? Já sabe que é tranquilo o seu pet tomar aquele solzinho de manhã, desde que você fique de olho nele?? Então, você e seu amigo peludo já estão preparados para o verão que se aproxima! Aproveitem muito e se divirtam!! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp