BNews Pet

Lúpus canino: entenda a doença autoimune e saiba o que fazer em caso de diagnóstico

Arquivo Pessoal
Cãolunista explica o que é o Lúpus canino e quais medidas tomar em caso de diagnóstico  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 12/08/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, pessoal! Há algumas semanas, eu, o Cãolunista, vi que o meu amigo Sebastian (@seuamigopitbull) estava com suspeita de Lúpus, após a mamãe dele detectar uma feridinha no focinho que não sarava por nada. Não sei qual foi o diagnóstico do Séba, mas decidi escrever a cãoluna de hoje sobre essa doença autoimune que afeta os cães.

Acredito que você, tutor, já tenha ouvido falar sobre o Lúpus, mas em humanos. A doença em cachorros (e gatos) é pouco conhecida e o que se sabe sobre ela é quase nada. Não existe exame que confirme a doença, dependendo de um diagnóstico principalmente clínico.

Muitos veterinários acreditam que a doença atinge os animais mais em razão de predisposição genética, se desenvolvendo a partir da ingestão de alguns medicamentos ou de condições climáticas específicas. No entanto, o Lúpus em cães pode ser um fator hereditário, se manifestando após a exposição do animal ao sol ou a produtos químicos.

O que se sabe sobre o Lúpus

O Lúpus é uma doença autoimune, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque e destrua células saudáveis, provocando alguns problemas no animal. Nos cães, a doença aparece de duas maneiras: (i) Lúpus Eritematoso Discóide (DLE), que atinge a pele do cachorro; e (ii) Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que afeta todo o organismo.

Um dos primeiros sinais da doença é a presença constante de inflamações no corpo do pet, que atingem áreas, como pele (em especial, na face e no focinho), coração, rins, pulmões, focinho, articulações e sangue. Fique atento, tutor, porque um dos sinais do Lúpus pode ser a anemia ou a insuficiência renal, o que pode causar a morte do animal, caso não diagnosticado rapidamente.

Raças com predisposição ao Lúpus

Apesar de se tratar de uma doença ainda em fase de estudos e pouco conhecida, o Lúpus atinge com mais frequência algumas raças, a exemplo de:

  • Poodle

  • Pastor Alemão

  • Afghan Hound

  • Shetland Sheepdog

  • Setter Irlandês

  • Beagle

  • Collie

  • Old English Sheepdog

No entanto, essa lista não é exaustiva, ou seja, não significa que outras raças não possam ser acometidas também pela doença.

Sintomas do LES

Entre os principais sintomas do LES, estão:

  • Febre

  • Gengivas pálidas

  • Artrite

  • Aumento do volume da urina

  • Inflação de músculos e articulações

  • Dermatites diversas

  • Perda de pelos

  • Úlcera e dores nos membros inferiores 

Atenção, tutores, porque os sintomas podem surgir e depois desaparecer, mas isso não é indício de que a doença foi 100% curada. É importante sempre monitorar o animal, principalmente após a exposição dele ao sol.

Sintomas do DLE

Como mencionado anteriormente, humanos, o DLE se restringe à pele do animal, atingindo, principalmente, face e focinho, tendo sintomas em forma de lesões ou feridas, como despigmentação do focinho. Caso não seja tratado corretamente, o DLE pode evoluir para úlceras, após as áreas afetadas começarem a descamar. 

Diagnóstico e tratamento

O Lúpus se manifesta de diversas formas no organismo do cachorro, o que, muitas vezes, faz com que ele seja confundido com outras doenças. Por isso, é importante, em caso de suspeita, realizar alguns exames laboratoriais, a exemplo de hemograma, leucograma, exame de urina, teste de anticorpos antinucleares, teste de imunofluorescência e biópsia da pele.

A doença ainda não tem cura. O que pode ser feito é atenuar os sintomas e as complicações por meio de tratamento indicado pelo veterinário, a depender da gravidade do caso. Por menor que sejam os sintomas, é recomendado que sejam redobrados os cuidados com higiene e limpeza do ambiente. Além disso, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o cachorro levará uma vida normal.

Hoje eu fico por aqui, pessoal! Volto na semana que vem com mais notícias sobre o maravilhoso mundo dos cachorros! Acompanhem todos os detalhes e não percam as cãolunas especiais!! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp