BNews Pet

Vereadora cobra tratamento de doença que atinge animais e humanos; moradores já relataram alguns casos em SSA

Divulgação/CMS/Valdemiro Lopes
Esporotricose volta a ser assunto em Salvador e vereador cobra tratamento da doença  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CMS/Valdemiro Lopes

Publicado em 15/02/2022, às 21h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Marcelle Moraes (DEM), em discurso na tribuna do plenário na sessão ordinária, na Câmara Municipal de Salvador, criticou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação ao tratamento da esporotricose, doença que atinge felinos e também humanos por um fungo específico entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. Segundo Marcelle, a SMS não está fornecendo assistência necessária para os moradores de Salvador.

Vale lembrar que, no início do mês de fevereiro, alguns moradores do bairro Novo Horizonte relataram ao BNews um surto de esporotricose na região. A Prefeitura, por sua vez, negou a existência de surto, pois afirmou que apenas 12 casos da doença foram registrados.

A parlamentar, no entanto, contou que muitos animais de Salvador estão sendo afetados pela doença e, por consequência, os protetores também.

Leia Mais:

Gato com doença causada por mutação do 'coronavírus felino' comove a web
Especialista aponta quais doenças são mais comuns em filhotes de gato
Infecção urinária em gatos: Se não tratada, doença pode afetar permanentemente órgãos do pet

“O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) precisa combater esta grave doença. E os cuidadores de animais estão sendo afetados”, afirmou. “É atribuição da Secretaria Municipal de Saúde a distribuição do medicamento introconazol, que combate a esporotricose”, frisou.

Segundo a vereadora, a distribuição do medicamento ocorre de forma “seletiva” e “com burocracia”. Ela ainda disse que algumas pessoas que residem em domicílios já tiveram, com muita dificuldade, acesso ao medicamento, contudo, não existiu um planejamento para medicar os “animais de rua”.

“Os animais morrem devido a esta doença, que também mutila seus protetores”, pontuou Marcelle. “Solicitei à Secretaria de Saúde este medicamento para a Colônia dos Gatos de Piatã, que estão morrendo. São mais de trezentos gatos com esta doenças”, afirmou a vereadora.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp