BNews Pet

O que fazer se meu gato for picado por uma abelha? Especialista explica

Reprodução/Twitter
Gato pode apresentar inchaço no local em que foi picado pelo inseto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 26/10/2022, às 06h15


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como humanos, alguns animais também podem apresentar reações alérgicas à picadas de insetos, como mosquitos e abelhas. Para esclarecer algumas dúvidas dos tutores de gatinhos, o médico-veterinário Fernando Oliveira vai detalhar como agir nesse momento conturbado. Ao BNews PET, ele esclareceu algumas dúvidas que podem surgir em torno do assunto.

"Quando o gato é picado, é uma reação local, é uma reação inflamatória do organismo. A picada inocula uma substância, e essa substância causa essa reação, e essa reação causa a ativação de histamina, que é uma reação alérgica.", explica o especialista.


Além disso, Fernando Oliveira também explicou que a primeira atitude que o tutor deve ter se isso acontecer com seu gatinho é encaminhá-lo para um veterinário."O tutor deve, independente do inchaço, levar imediatamente para um veterinário, porque a preocupação não são os edemas externos, edemas visíveis, a preocupação está no edemas internos, tipo: edema de glote, edema ocular, edema oral. E aí, isso pode dificultar a ingestão de alimentos e até a respiração", explicou Oliveira.


Ele também falou sobre a utilização de remédios e como deve ser feita, para que não haja problemas com a saúde do animal: "Os medicamentos devem ser aplicados por veterinários, porque eles saberão as doses necessárias para o quadro que o animal estiver", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp