BNews Pet

Pet Friendly: Cãolunista explica os benefícios de ter pets no ambiente de trabalho

Arquivo Pessoal
Saiba quais são os 7 principais benefícios de ter pets no ambiente de trabalho  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 13/05/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gente!! Por aqui, o frio não dá trégua e eu já não sei mais o que fazer, afinal, minhas humanas só me deram uma manta do Avengers (e eu, Oreo, pedi outra do Jordan - sem sucesso). Pelo menos, ganhei um casaquinho estiloso!! Mas, vamos ao que interessa: você, tutor, já pensou em levar o seu pet para o trabalho? Então saiba que existem benefícios em se ter um ambiente pet friendly na firma.

É mais do que comprovado que os animais de estimação ajudam a reduzir o estresse, além de aumentarem a socialização e a comunicação entre as pessoas. Não é à toa que existe aquela piada (pééééssimaaaa) de “qual o telefone do doguinho?”. Pois. Já no ambiente de trabalho, a gente também sabe que caminhadas curtas até o cafézinho e conversas mais descontraídas ao longo do expediente melhoram a produtividade de uma equipe.

[Colocar ALT]

Foi pensando nisso que muitas empresas adotaram o “dia pet”, ou seja, aquele dia em que os funcionários podem levar seus pets para o trabalho. Sim, isso mesmo!! A gente vai com vocês para o escritório (só não vale dar trabalho pra gente). Outras organizações foram mais ousadas e liberaram todos os dias a ida de pets, criando ambientes totalmente pet friendly.

O estudo “Pets at Work”, divulgado pela marca Purina, mostrou que há múltiplos benefícios em ter amigos pets no trabalho. Entre os entrevistados, 46% acreditam que os animais ajudam a criar uma atmosfera mais tranquila; 45% afirmam que trabalhar em um ambiente pet friendly contribui para reduzir o estresse; e enquanto 41% mencionam a melhoria do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. 

Então, se ligue, tutor (e empresário), que eu vou listar abaixo os sete principais benefícios de adotar um ambiente corporativo pet friendly:

  • Melhora a socialização: os pets são autênticos e quebram qualquer gelo. Eu, por exemplo, iria logo abraçar todo mundo da empresa. Eu amo abraçar as pessoas!!;

  • Aumenta a criatividade: a presença dos animais permite uma redução do estresse e pequenas pausas para o cérebro do funcionário descansar, o que aumenta, consequentemente, a criatividade e a produtividade;

  • Aumenta a produtividade: como mencionei acima, a interação com os pets diminui o risco de depressão e aumenta os níveis de serotonina. Consequentemente, há também aumento da concentração e da produtividade;

  • Reduz o estresse: isso melhora a ação do sistema imunitário de vocês humanos, logo, é provável que com um ambiente agradável, a empresa tenha menos faltas por doenças e menos baixas;

  • Combate o sedentarismo: os cães encorajam vocês humanos a levantar e exercitar o corpo durante as pausas (ao invés de ficarem aí mexendo no celular e futucando as redes sociais);

  • Amor incondicional: o pet não se importa se vocês, tutores humanos, acordam maldispostos ou recebem algum e-mail complicado. A gente vai te confortar em qualquer situação;

  • Pets mais felizes: e, claro, a gente fica mais feliz podendo passear e proporcionar tantas coisas boas a vocês.

Agora que eu já falei para os tutores sobre os benefícios, preciso também dizer que você, empresário, pode ter melhorias enormes com a ida dos pets ao ambiente de trabalho. No entanto, antes de tomar a decisão de ser uma organização pet friendly, você precisa se atentar a alguns pontos importantes.

O primeiro deles é saber se a sua empresa comporta um espaço pet friendly. Ou seja, você consegue receber a gente em seu espaço? Ele é grande o suficiente para irmos nos divertir por aí? Você consegue dar conta da higienização do local? Essas e outras perguntas precisam ser pensadas e respondidas.

Leia também:

Outra coisa é ver a personalidade dos animais e impor algumas regras - como fazem as creches caninas. Por exemplo, cães reativos e não castrados devem ser proibidos!! O ideal é receber animais que estejam acostumados a socializar e passear. Além disso, é importante pensar em uso de focinheira para cães de porte maior, afinal, a gente nunca sabe quando um avanço pode acontecer. 

Por fim, os cães devem ser todos saudáveis, e isso inclui estar com a carteira de vacinação em dia!! Ouviram, tutores?? Se liguem nessas regras, porque isso faz toda a diferença na hora de se pensar e conviver em um espaço pet friendly. Eu volto na semana que vem com mais um tema sobre o maravilhoso mundo dos cachorros! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp