BNews Pet

Por que brasileiros preferem cães vira-latas e quais vantagens em ter esses pets? Veja o que diz especialista

Reprodução/Pixabay
Pesquisa PetCenso 2021 mostra que brasileiros preferem cães vira-latas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 26/10/2022, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os cães vira-latas são os queridinhos dos brasileiros, de acordo com o PetCenso 2021, levantamento realizado pela plataforma DogHero. Os cachorros Sem Raça Definida (SDR) lideraram o ranking entre pets favoritos do país. Mas, o que esses cães têm de tão especial? A médica-veterinária Flávia Sampaio listou alguns motivos que fazem com que as pessoas se encantem por esses animais.

Segundo a pesquisa que mostra a preferência dos tutores, os cães vira-latas lideram o ranking com 40%, em seguida aparecem os shih-tzus, com 12% e o yorkshire terrier surge em terceiro, com 5%. A distância entre o primeiro e o segundo chama atenção.

O levantamento analisou os 1.9 milhão de animais animais cadastrados em sua plataforma em mais de 750 cidades do Brasil. Desde o início da pesquisa, em 2016, os vira-latas aparecem em 1º lugar.

Um estudo feito pela Guiavet apontou o mesmo resultado: os cães vira-latas no topo do ranking de pets mais queritos entre os brasileiros. 

Quais as vantagens de ter um cão vira-lata?

1 - São animais resistentes

De acordo com Flávia, esses animais não apresentam muitas doenças específicas por serem uma mistura de raças. "Inclusive, quando são expostos a doenças como virose, geralmente, as respostas do organismo deles são bem mais eficazes do que animais de raça que tendem a serem mais frágeis", explicou ela.

2 - São animais muito carinhosos

Esses doguinhos tendem a ser muito afetuosos e obedientes, deixando muito mais difícil a missão de não se apaixonar por ele. Segundo Flávia, no geral, os cães vira-latas também demonstram bastante gratidão por aqueles que lhe escolheram.

"São pets muitos dóceis e fiéis", começou ela. "Como veterinária, no dia-a-dia, eu vejo como são animais mais bem educados, mais respeitosos e carinhosos com o tutor", contou.

3 - Custo

Para Flávia, a preferência dos brasileiros por cães vira-latas também pode estar atrelada aos custos. Já que, geralmente, esses pets são adotados de forma gratuita e as ONGs que fazem a campanha de adoção já arcam com algumas vacinas, vermifugação e castração.

4 - Não incentivar a exploração de cães

Alguns adotantes também podem levar em consideração o não incentivo de exploração de cadelas, como, de acordo com Flávia, acontece em alguns canis. De acordo com ela, alguns desses estabelecimentos podem colocar as fêmeas matrizes para cruzar sem condições adequadas de saúde.

"A gente sabe que a gestação é uma demanda enérgetica enorme. Sabemos que têm alguns [canis] que abusam. A gente não recomenda que coloque para cruzar tantas vezes, chega uma certa idade já sabemos que tem uma debilidade maior. Mas, infelizmente, nem todos os canis e criadores ponderam essa questão da saúde e do bem-estar da fêmea", afirmou a médica-veterinária.

5 - Adoção de cães SDR adultos

Os doguinhos já adultos não ficam de fora dessa lista. A médica-veterinária citou alguns benefícios nessas adoções, como já ter noção da estatura e do temperamento do animal e também a redução de gastos que uma adoção demanda.

"Quando você já pega um animal adulto ou próximo da idade adulta, você já sabe o tamanho que ele vai ficar e então você já consegue adequar melhor as suas condições de espaço e manejos", pontuou Flávia. Além disso, outra vantagens desses pets é que já dá para o tutor adotar ciente do temperamento do animal.

Segundo Flávia, os cães criados em ONGs, por veterinárias ou criadores, por exemplo, podem educar esses doguinhos de forma correta e eles já chegarão no novo lar com um bom comportamento. 

Além disso, ela comentou que os animais jovens precisam de três a quatro doses de vacinas, já os mais velhos, geralmente, precisam de menos doses, logo, iram demandar menos gastos.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp