BNews Pet

Que frio: Cãolunista fala sobre as principais doenças que acometem cães no inverno

Arquivo Pessoal
Veja quais as principais doenças em cães no inverno  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 20/05/2022, às 07h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gente! E mal consigo digitar de tanto frio. Meus dedos (tá bom, patas) doem muito e parecem que vão congelar. As humanas me arrumaram um casaco azul, que eu não tiro há três dias, mas está difícil de aguentar.

O vento por aqui parece que vai levar Oreo embora. Ventania forte, que faz a sensação térmica despencar. Eu já pedi gorro e meias, mas até agora não ganhei. Quando eu ficar doente, humanas, não adianta chorar, hein!? Ah, e esse cobertor do Avengers precisa lavar, que já está sujo. Comprem logo o do Jordan para cobrir a minha cama linda!

[Colocar ALT]

Passadas as queixas, vamos ao que interessa. Você sabia, tutor, que o inverno traz com ele algumas doenças que podem atingir o seu pet? Fique atento, porque eu vou listar aqui as principais e os sintomas para ajudar vocês a identificar se seu cão precisa ir ao veterinário fazer um check-up.

As temperaturas mais baixas e o tempo seco podem trazer ou agravar doenças respiratórias, articulares e dermatológicas nos pets. Tosse, secreção nasal, olhos lacrimejantes e falta de apetite são alguns dos sintomas. E isso atinge também os cães que mal saem de casa. Se liguem, hein!?

No inverno também há aumento das doenças articulares e das crises de dor, em razão do frio. Além disso, problemas de pele e pêlo são comuns, por causa da falta de hidratação e pela falta ou excesso de banho. Alô, humanas, tirem esse casaco de Oreo!! Deixem a minha pele respirar!

Nessa estação não são raros problemas renais causados pela desidratação. Aqui eu não vou ter problema, porque tenho bebido muito mais água do que normalmente bebo. O inverno me deixa com uma sede absurda!!

Além de todos esses problemas, a estação mais fria do ano também pode ser época da chamada gripe canina. Eu já fiz uma cãoluna sobre isso, quando meu amor, Atheninha, ficou gripada!! Os sintomas são tosse, espirros, secreção nasal e falta de apetite.

E atenção, humanos: existe vacina para a gripe canina!! Eu acabei de tomar o meu reforço deste ano e estou livre desse mal. Mas, nem todos os cães são vacinados contra a gripe, por não ser um imunizante obrigatório.

Voltando àquela questão dos problemas de pele, eles acontecem, porque há o ressecamento, que leva ao surgimento de coceiras. Isso faz com que as bactérias das unhas passem para a pele do animal, causando doenças.

Ah, mas, mesmo no frio, tutores, não deixem seus cães expostos ao sol por muito tempo, mesmo se estiver bem fraquinho. No inverno são comuns casos de altos índices de queimaduras solares, que podem se tornar um tumor. Se o pet precisar ficar no solzinho para se aquecer, lembre-se sempre, humano, de passar um protetor nele, principalmente no focinho e nas orelhas.

Também no inverno os casos de coronavírus canino e cinomose aumentam. Por se tratarem de vírus, em razão das baixas temperaturas, eles sobrevivem por mais tempo nos ambientes. Os sintomas do coronavírus são: diarreia intensa, perda de apetite, vômito, desidratação, aumento de temperatura corporal, tremores e apatia. Ah, e ele é diferente do vírus que causa a Covid-19, tá certo?!

Quanto à cinomose, os principais sintomas são vômito, febre, perda de apetite, dificuldades motoras e respiratórias, perda de equilíbrio, apatia, fraqueza, tosse, contrações musculares involuntárias e convulsões.

Mas, não se assuste, tutor! Mantenha o cuidado com a saúde de seu pet, não se descuide com os banhos e tudo vai ocorrer bem!! E lembre-se de deixar os animais bem quentinhos e agasalhados durante o inverno! Bom, por hoje é só! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo do cachorros. Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp