BNews Pet

Quer dar banho no cachorro em casa? Confira cinco dias para facilitar atividade

AmandaCullingford por Pixabay
Banho no cachorro deve ser dado com certa frequência, segundo especialistas  |   Bnews - Divulgação AmandaCullingford por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 26/04/2023, às 07h42


FacebookTwitterWhatsApp

A higiene dos animais de estimação é tão importante quanto a dos humanos, por isso é importante que os tutores mantenham os pets limpos e de banho tomado, até para afastar incômodos e doenças graves. Para os donos que preferirem, o banho nos seus peludos pode ser dado em casa, basta tomar alguns cuidados.

Os especialistas apontam que os cães devem tomar um banho a cada quinzena, e não só apenas quando já está mal cheiroso ou com sujeiras aparentes. Caso o animal tenha uma rotina mais agitada, com acesso a quintais ou áreas abertas, essa frequência deve ser aumentada.

Confira cinco dicas para dar banho de forma segura e simples em casa:

1 - Separe os produtos que você deve usar no banho

É indicado que o tutor use produtos adequados, com ph balanceado e hidratante para o pelo e a pele do pet. A ideia de separar tudo antes, é para que o tutor evite sair no meio do banho, deixando o animal sozinho.

2 - Escove o pelo e proteja os ouvidos do pet

Para facilitar o banho, o ideal é que o cachorro tenha seus pelos desembaraçados antes da atividade. Outra preliminar extremamente importante é proteger os ouvidos do animal, para prevenir otites. O dono deve colocar algodão, de forma superficial, no ouvido do pet.

3 - Temperatura

A água não deve ser nem fria, nem quente. O ideal é que a temperatura varie entre 35°C e, no máximo, 37°C. A temperatura mais alta não é indicada pois pode ressecar a pele e os pelos do cachorro.

4 - Calma e paciência!

Quando já estiver tudo pronto, tenha calma e comece a molhar o pet devagar para que ele não se assuste e entre no clima do banho. Quando aplicar o shampoo, espalhe bastante o produto e massageie cada parte do corpo do seu amigo de quatro patas.

O uso de condicionador também é indicado nos cães de pelos longos, que também devem ser escovados durante o processo para que não ocorram nós.

5 - Seque o pet

Depois que, finalmente, o banho terminar, é importante que o cachorro seja secado. É fundamental que o tutor não deixe o animal secar naturalmente. Isso porque, podem aparecer micoses no animal caso ele fique molhado por muito tempo. Enquanto uns animais conseguem se enxugar apenas com uma toalha, outros precisam do uso do secador. Apesar disso, a indicação é sempre usar o equipamento, mesmo em cães de pelo curto.

Quer mais dicas para facilitar sua vida na hora de dar banho no pet? Em outras ocasiões, o BNews Pet comentou sobre o uso de sabão de coco e deu dicas de shampoos baratos. Confira as matérias clicando aqui e aqui

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp