Cidades

Resgate dos elefantes do circo Portugal completa 12 anos: "Conquista histórica"

Redes sociais
Resgate dos elefantes do Circo Portugal foi feito após a denúncia de Marcell Moraes  |   Bnews - Divulgação Redes sociais

Publicado em 12/06/2022, às 15h22 - Atualizado às 15h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 12 de junho de 2010, animais acorrentados em um espaço minúsculo foram encontrados no Circo Portugal, localizado em Salvador. A denúncia, na época, foi feita pelo ex-deputado Marcell Moraes, que encontrou os elefantes maltratados no local.

A pré-candidata a deputada estadual Carol dos Animais (Solidariedade) comemorou, neste domingo (12), o resgate dos animais, que repercutiu muito na mídia na época. “As pessoas, de certa forma, se acostumaram com aquelas cenas de maus-tratos aos animais nos circos, como se fosse uma coisa normal. Mas esse tipo de situação causa sofrimento. Os animais em circos sofrem maus-tratos, são submetidos a torturas físicas e psicológicas, têm uma péssima condição de vida, longe do seu real habitat”, disse. 

Leia mais sobre Pet no BNews:
Vídeo: Há mais de duas décadas extintas da natureza, ararinhas-azuis são soltas no sertão baiano
Pets desenvolvem relações amorosas com outros animais? Saiba o que diz especialista
Mulher coloca cachorros para fora de casa e animais reagem; assista

Ela também ressaltou a importância de Marcell para o resgate: “Naquele momento, com Marcell liderando aquele movimento, nós tivemos uma conquista histórica. Esse episódio foi muito importante para que fosse proibido, por meio da lei de autoria de Marcell, o uso de animais em circos. Maltratar animais não é diversão, é crime”.

Sobre as apresentações de circo, a pré-candidata pontuou a forma de fiscalização em Salvador para que a lei seja cumprida em caso de maus tratos. “Nós seguimos monitorando as apresentações circenses que acontecem em todo o estado. Mesmo com a lei, sabemos que ainda há aqueles que insistem em maltratar animais em circos. Por isso, defendemos uma fiscalização severa, com punição para os responsáveis”, salientou. 

Caso haja descumprimento, os circos podem ser punidos com multa de 50% dos valores arrecadados por espetáculo, além da possibilidade de serem adotadas providências judiciais eventualmente cabíveis.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp