BNews Pet

A saga acabou? Governo se posiciona e Brigada K9 pode voltar a atender ocorrências em Salvador; saiba detalhes

Reprodução/Instagram @brigadak9
Brigada K9 pode voltar a atender ocorrências após Governo decidir doar dois veículos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @brigadak9
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 01/08/2023, às 14h05


FacebookTwitterWhatsApp

A Brigada K9, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador, não tem conseguido realizar seu trabalho há mais de um mês por falta de estrutura necessária. Após um tempo extenso de impasse, parece que agora a instituição vai ganhar duas viaturas para voltar a atender ocorrências na capital baiana.

A Brigada K9 tinha um acordo de comodato com o Ministério Público e Polícia Federal, de acordo com o comandante, Emerson França. Ou seja, os suspeitos de tráfico perdiam seus bens, como caminhões e carros, para a União, e eles eram entregues para a instituição, que realizavam trabalhos em prol dos animais.

Acontece que a Brigada K9 tinha que devolver os veículos sempre que a Justiça determinava e, com isso, o trabalho da instituição ficou parado em 2021 e novamente este ano, que está sem atendimento por 1 mês e 15 dias. Nesse tempo, a Brigada teve 68 ocorrências que não pôde atender.

Após algumas reuniões com o deputado estadual, Alex da Piatã (PSD), ficou decidido que o Estado doaria duas viaturas para a instituição.

"O estado se posicionou, já fez o processo administrativo para duas viaturas, adequadas, como pedimos. A ação passou para o setor técnico da Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) e agora eles mandaram para a gente a relação de documentos que a K9 tem que mandar para eles para dar continuidade ao processo onde está passando por avaliação técnica do estado", explicou França ao BNews.

O comandante ainda pontuou que órgãos como a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) receberam algumas denúncias dos soteropolitanos neste período em que a K9 não consegue trabalhar por falta de estrutura, contudo, eles não atendem esse tipo de ocorrências.

"A Polícia Militar e Coppa mandam [as denúncias] para a gente [...] esse tipo de resgate é com a gente. Somos especializados, com equipamentos, quando se trata de resgate para animais domésticos", disse ele.

Nas redes sociais, a instituição passou a contar o que acontecia para seus quase 7 mil seguidores e muitos soteropolitanos cobraram ações efetivas das autoridades para resolver o problemas.

"É triste e de cortar o coração... Absurdo, gente. Palmas para o governo do estado vê a viatura da Brigada K9 ser desmontada", disse uma internauta. "Estão desmontando não apenas a viatura, mas esperança, vidas, socorros, alegrias e muitos sentimentos juntos", pontuou a segunda. "Lamento muitíssimo! O governo nem aí, descaso total", disparou a terceira.

Apesar de ainda não ter uma previsão para receber as viaturas, o comandante afirmou que já recebeu o ofício confirmando que haverá doação de duas viaturas para a K9.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp