BNews Pet

Saiba como identificar úlcera de córnea em cães

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista fala sobre causas e tratamentos da úlcera de córnea em cachorros  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 17/03/2022, às 17h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como acontece com os humanos, os cachorros também podem sofrer com lesões oculares, que se não tratadas, podem se tornar algo grave. A úlcera de córnea, por exemplo, é uma doença séria que, apesar de ser comum em cães, pode levar à cegueira, caso não seja tratada de forma adequada. Para saber identificar o problema, o veterinário da Mundo Pet, doutor Vladimir Lenin Freitas, fez algumas recomendações. 

Ele explicou que o primeiro passo é que, ao notar alguma alteração nos olhos do animal, o tutor deve buscar atendimento veterinário para confirmação do diagnóstico, que é feito com fluoresceína, substância aplicada em gota ou fita no olho e que vai colorir de verde a zona da lesão.

Segundo o profissional, existem alguns motivos para o desenvolvimento das feridas, desde o próprio animal se coçantopresença de corpo estranho, contato com substância abrasiva e até uma doença bacteriana. “Pode ocorrer também por algum problema no canal lacrimal, deformidade anatômica ocular e presença de tumores”, alertou.

As raças mais propensas a ter o problema são Shih tzu, Pug, Lhasa Apso e Americam Bully.

Leia Mais:

Tutores sentem mais falta dos pets do que dos filhos; entenda a pesquisa
Labrador lidera lista das raças de cachorro mais queridas; confira top 10
Companhia de um pet alivia dor e a depressão, revela estudo

Tratamento e Recuperação

O médico-veterinário explicou que existem duas opções de tratamento: o uso de técnicas especificas e medicamentos ou intervenção cirúrgica para retirada do globo ocular (enucleação). “A cura da úlcera superficial dura cerca de uma semana, já a mais profunda, que depende de cirurgia, a recuperação e cicatrização levam cerca de um mês”, informou.

Vladimir esclareceu que o tratamento e a recuperação da úlcera de córnea dependem dos procedimentos realizados, mas que, em todos os casos, deve haver restrição de espaços e o uso do colar Elisabetano, além de cuidados com o repouso do pet.

O especialista ressaltou ainda, a importância de levar o animal de estimação a consultas periódicas ao veterinário para um check up e avaliação do globo ocular.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp