BNews Pet

Confira cuidados e dicas importantes para ter gato em apartamento

Reprodução / Pixabay
O BNews conversou com a médica veterinária Ingrid Barbosa para saber os cuidados básicos para se ter um gato em apartamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Pixabay

Publicado em 15/06/2022, às 07h00 - Atualizado às 08h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Ter um gato em casa demanda muito cuidado e atenção dedicada ao animal. E, essa cautela tem que ser redobrada quando o pet mora em apartamento com o tutor. Geralmente, o espaço é menor e as regras sobre circulação são mais rígidas, fatores que podem pesar muita na adaptação e rotina do felino.

O BNews PET conversou com a médica-veterinária Ingrid Barbosa para entender os cuidados básicos, dicas importantes, detalhes sobre adaptação e como identificar insatisfação do gato ao levá-lo para viver em um apartamento.

De acordo com a especialista, é importante ter um ambiente onde os bichanos se sintam confortáveis e livre de estresse. “Os gatos precisam de um ambiente onde eles consigam expressar todo o seu comportamento natural”, pontuou.  

Leia também:

Além disso, a médica reforça os cuidados básicos – como colocar água fresca, ração e caixa de areia para o animal –, mas também destaca que é necessário ter brinquedos, arranhador e locais altos. “Gatos gostam de ficar no alto, eles são arborícolas, então é bom ter prateleiras para eles conseguirem terem o mínimo de bem-estar”.

Como identificar insatisfação do felino

Caso o gato não se sinta satisfeito com um ambiente mais fechado como um apartamento, é preciso ficar atento a alguns sinais.

“Muitas vezes eles começam a ter problemas comportamentais e até físicos mesmo, problemas de saúde, como cistite por estresse. Muitos deles se isolam, param de comer, ficam mais no canto, param de brincar, como se estivesse doente mesmo. E até mesmo marcando território, e fazendo eliminação inapropriada em ambientes inapropriados”, esclareceu Ingrid, que é pós-graduanda em clínica médica e cirúrgica de felinos.

Dicas para ter gatos em apartamento

Ingrid aproveitou para dar alguns toques importantes para quem pretende adotar um gato e mora em apartamento. Segundo a médica, passeios com o pet são bem-vindos.

“Ter momentos com o felino é necessário porque eles gostam que a gente brinque com eles, simular caça com brinquedos e usar brinquedos que dê para colocar petiscos. Tudo isso para que eles não se sintam isolados ou entediados dentro de um apartamento. Também é importante que tenha espaço para ele andar, mas tem que colocar tela em tudo, isso é essencial”, destacou.

A médica disse ainda que gatos de apartamento podem estar mais propícios a algumas doenças que animais que moram em casa porque “os que moram em casas podem ter o acesso livre às ruas ou a ambiente maior onde ele possa explorar mais”.

Por fim, ela falou que a idade do pet pode influenciar na adaptação e ressaltou a importância da rotina para esses animais. “Se for um gatinho novinho, que está chegando no apartamento, é mais tranquilo. “Se for ele sozinho melhor, porque ele vai explorar o ambiente todo, não vai ter cheiro de outro gato. É bem mais tranquilo quando o gato é novinho porque ele está conhecendo o ambiente, vai se sentir seguro”.

Quando o pet é mais velho, conforme a veterinária, é mais complicado. “O tutor vai precisa ter mais sensibilidade com o processo de adaptação no apartamento. Então, o ideal é fazer com que ele se sinta o mais confortável possível”, concluiu.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp