BNews Pet

Seu gato fica ofegante? Saiba o que pode ser e como agir quando o felino apresentar essa reação

Pixabay
A respiração ofegante nos gatos pode ser resultado de uma ruptura diafragmática  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 07/06/2022, às 08h15 - Atualizado às 08h20   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das características mais marcantes quando falamos de cachorros é a respiração ofegante que faz o cão deixar a língua para fora. E, mesmo isso não sendo comum nos gatos, alguns felinos podem apresentar essa reação, mas os tutores precisam ficar atentos diante dessa situação.

Ao BNews, a médica-veterinária Isa Brito disse que a reação ofegante nos gatos pode ocorrer, em alguns casos específicos, por causa da euforia, agitação, muito calor ou até mesmo devido a um nível de estresse muito elevado.

Mas, a profissional alerta que não é comum esse tipo de respiração nos felinos. “Quando ela ocorre, normalmente, está associada a alguma patologia. Como uma rinite ou uma asma felina”, esclarece.

Leia também:

Contudo, Isa ressalta ainda que o problema pode ser algo mais sério como uma contusão pulmonar – que é quando há uma lesão no pulmão com presença de sangue e edema -, um pneumotórax – que é ar entre os pulmões e parede torácica –  ou uma ruptura diafragmática.

“Pode ser também uma efusão pleural, que pode ser por uma causa neoplásica ou infecciosa. Ou mesmo uma alteração cardíaca levando a um edema pulmonar”, pontua a médica.

Por fim, Isa destaca que o ideal é que, percebendo qualquer alteração respiratória, o gatinho seja levado o quanto antes para o atendimento veterinário, para que o profissional indique a melhor conduta terapêutica para o caso do bichinho.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp