BNews Pet

Saiba por qual motivo os cachorros lambem as pessoas

Pixabay
Os cachorros exibem seus gestos de carinho com seus donos através de atos como lamber as mãos ou o rosto  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 29/09/2022, às 12h43 - Atualizado às 12h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A relação entre os cachorros e seus donos é, historicamente, conhecida pelo afeto e carinho. Nesse sentido, uma das formas deles expressarem seus sentimentos é lamber os rostos dos seus tutores, além de abanar o rabo e latir. Apesar da tradicionalidade disso, muitas pessoas que têm bichinhos carinhosos não sabem o que significa essa ação.

Entre as razões, uma das principais é o fato deles lamberem as pessoas pelo costume que construíram ao longo da vida enquanto estavam com suas mães. Ao iniciar a fase de crescimento, o hábito de lamber vai desaparecendo, porém ele permanece em um tom mais tímido. Dessa maneira, os cachorros buscam os seres humanos para demonstrarem afeto e respeito. 

@amora_labradora Assista até o final ❤️ #lamber#cachorro#curiosidades#vocesabia♬ Sunset Lover - Petit Biscuit

Além disso, o ato de lamber pode representar também o controle do estresse, além de auxiliar na ansiedade, visto que uma série de endorfinas são liberadas. Do mesmo modo, ao lamber as pessoas, esses animais reconhecem seus aromas e os laços afetivos são mais consolidados. 

Cuidado

O ato do cachorro lamber você é uma ação positiva para ele, porém para o tutor pode ser prejudicial à saúde. A língua desse animal geralmente tem germes que estão presentes na saliva, e o nariz também possui bactérias visto que eles têm o costume de cheirar tudo que encontram pela frente. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp