BNews Pet

Saiba porque gatos de raça são mais propensos a serem portadores de doenças genéticas

Arquivo Pessoal
Segundo pesquisa norte-americana, os gatos sem raça definida são mais resistentes a doenças  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 27/06/2022, às 15h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe de cientistas norte-americanos e finlandeses realizou um estudo com amostras genéticas de 11.036 gatos de 90 raças diferentes e concluiu que os felinos com pedigree, ou seja, de raça, são mais propensos a serem portadores de doenças genéticas.

A pesquisa foi publicada na revista científica PLOS Genetics em 16 de junho e deu pistas sobre a herança das doenças felinas, o que ajuda a combater com mais eficácia a sua propagação.

Com esse novo estudo, surgiram descobertas sobre a genética em gatos com pedigree. Os cientistas identificaram 13 novas variantes, que ainda não tinham sido documentadas, associadas a doenças em 47 raças de gatos.

Leia também:

Ainda de acordo com a pesquisa, outras variantes genéticas associadas a problemas de saúde já identificados, como a doença renal poliquística, diminuíram.

Gatos SRD

A pesquisa concluiu também que os gatos sem raça definida (SRD) têm maior variação genética e, por isso, são mais resistentes a doenças. Apenas três variantes associadas a problemas genéticos foram identificadas nos SRD.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp