BNews Pet

Saiba quais as raças de cachorro mais comuns no Brasil; seu pet está na lista?

Madhurima Handa por Pixabay
Shih-tzu, pug e golden retriever estão entre as raças de cachorro mais comuns no Brasil  |   Bnews - Divulgação Madhurima Handa por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 14/09/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, no Brasil, há mais 50 milhões de cães. Apesar do número alto, algumas raças aparecem muito mais do que outras no país.

O sucesso de determinada raça em um território é devido a diversos fatores como sua personalidade, porte e questões de saúde. No Brasil, o doguinho mais comum é o vira-lata, o famoso pet que é uma mistura de raças. Carismático e amoroso, esses cães ganharam o coração dos brasileiros.

Contudo, há raças bastante comuns no país, como shih-tzu, pug e golden retriever. Essa fama também pode estar relacionada com a aparição desses pets em filmes, séries ou novelas famosas.

Confira 10 raças de cachorro mais comuns no Brasil:

Pug

Esse doguinho é famoso ser uma excelente companhia e ser bastante tranquilo e apegados aos seus tutores. Pelo tamanho e temperamento, eles também são bastante recomendados para quem mora em apartamentos.

Shih-Tzu

Esses doguinhos são queridinhos dos brasileiros. Eles são brincalhões, sociáveis e se dão bem com crianças. Por causa da sua pelagem longa, é necessário que os tutores fiquem atentos para banhos, escovações e tosas.

Buldogue Francês

Outro cãozinho muito comum no Brasil, é o buldogue francês, uma das raças banquicefálicas, que apesar da cara de bravo, é bastante tranquilo e amoroso.

Yorkshire

Essa raça é originária da Inglaterra e esses pets tendem a ser inteligentes, confiantes, dóceis e corajosos. Eles podem viver até 16 anos. Os yorkshires se adaptam bem em apartamento e são ideais para casas com crianças.

Pastor Alemão

Companheiros fieis e amáveis, esses doguinhos são mundialmente conhecidos por ser um ótimo cão de guarda, farejador e caçador. Apesar de ser bastante presente em trabalhos, esses cães são comuns nos lares brasileiros.

Poodle

Conhecidos pela personalidade dócil, inteligência, simpatia e longevidade, esses doguinhos são antigos conhecidos dos brasileiros. Tendem a ter uma resistência física boa e contam com vários tipos de portes.

Rottweiler

Mesmo com a aparência, muitas vezes, intimidadora, esses cães podem ser calmos, amáveis e conseguir criar uma relação de carinho e confiança com crianças. Eles também são ótimos como cães de guarda.

Labrador

Uma das raças mais queridas no Brasil e no mundo, os labradores são brincalhões e cheios de energia. Se adaptam facilmente a diversas situações e são ótimas companhias. Eles também são excelentes para guiar pessoas com deficiência visual e encontrar vítimas de resgate.

Pinscher

Esses pets podem não ser unanimidade pelo temperamento forte, mas também são comuns no Brasil. Podem ser estressados, ariscos e até agressivos, mas também são extremamente apegados aos seus tutores e são fáceis de tratar em questão de higiene.

Golden Retriever

Conhecidos pela amabilidade, esses doguinhos são simpáticos, brincalhões e dóceis. Muito recomendado para quem tem crianças pequenas em casa, eles são umas das principais escolhas das famílias brasileiras. Eles também são indicados para ajudar em terapia ou para guiar pessoas com deficiência visual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp