BNews Pet

"Temos um plano de ação", diz Secretaria de Saúde de Capão sobre possível surto de cinomose

Arquivo pessoal
Possível surto de cinomose já matou mais de 30 cachorros no Vale do Capão  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 12h45


FacebookTwitterWhatsApp

A situação no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, continua difícil para os animais. Ativistas da causa apontam que o local para por um surto de cinomose, em que já morreram mais de 30 cães. A Secretaria de Saúde de Palmeiras fez um novo pronunciamento sobre o tema.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Na terça-feira (17), em primeira nota, a pasta apenas ressaltou a importância da vacinação, mas disse: "A Secretaria de Saúde, bem como os Governos do Estado e Federal, não disponibiliza a vacina para a doença. Ela é encontrada somente em clínicas veterinárias e Pets, que também realizam avaliação do seu animal, com a presença do médico Veterinário".

A pasta, porém, ignorou o alerta de surto no município. Contudo, na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou outra nota, afirmando que tem um plano de ação a ser executado nos próximos dias para detectar a "real necessidade" de Palmeiras a cerca desse assunto.

Veja o que disse a SMS:

"Dia 18 de outubro de 2023, tivemos reunião com o Núcleo Reginal de Saúde de Seabra, Divep, Cievs, entre outros órgãos competentes da Sesab, onde articulamos o manejo para a investigação dos casos de Cinomose ocorridos no Vale do Capão, no intuito de verificar a ocorrência de doenças nos animais, que causou a disseminação de informações na mídia e redes sociais", disse nota.

"Contamos com a participação de Taís, ativista do Bichos do Capão, que é grande parceira nas ações da Secretaria de Saúde de Palmeiras. O grupo também estará presente nas atividades. Temos um plano de ação a ser executado que será implementado nos próximos dias, com vistas a detectar através dos técnicos competentes a real necessidade do nosso município", acrescentou.

A nota ainda pontuou: "Sendo assim, estamos no aguardo das equipes que estarão presentes no nosso município, onde estaremos realizando um trabalho com seriedade para dar respostas à nossa população. A investigação ocorrerá para saber quais as doenças estão presentes, com diagnóstico diferencial dos sintomas ocorridos nos animais".

"A SMS de Palmeiras- Ba, irá agir dentro das prerrogativas técnicas e Veterinárias para que possamos oferecer serviços de qualidade a todos! Fique atento caso o seu cão apresente algum sintoma procure um veterinário", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp