BNews Pet

Três pessoas são detidas tentando abandonar animais na Colônia de Gatos em Piatã

Divulgação / PM
Local está em processo de desativação pela prefeitura  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PM

Publicado em 04/04/2024, às 08h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Três pessoas foram detidas enquanto abandonavam nove gatos na antiga Colônia de Gatos, no bairro de Piatã, em Salvador, na noite desta quarta-feira (4). A prisão foi feita por militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). O trio foi encaminhado para o Complexo dos Barris, onde temporariamente funciona a Central de Flagrantes, e o caso foi registrado. Denúncias podem ser realizadas através do Fala Salvador, no número 156.

Os PMs participavam da Operação Acauã na Avenida Octávio Mangabeira, quando foram acionados por populares, que denunciaram que três pessoas em um automóvel estariam abandonando uma gata e oito filhotes no local. Os militares chegaram ao local e apreenderam os três suspeitos e conseguiram resgatar os oito filhotes. A gata fugiu.

“O abandono de animais é crime e está previsto na Lei 9.605/98”, ressalta a major Érica Patrícia, comandante da Coppa. “A Lei de Crimes ambientais não protege apenas animais silvestres e a vegetação nativa, mas também assegura os direitos de animais domésticos”, acrescenta.

Segundo a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção (Secis), que instalou câmeras na região para coibir a infração na colônia, o local, que passou por operação para retirada e transferência dos animais nesta semana, registrava até quatro abandonos por semana de pessoas que passavam no local e deixavam felinos, sem ração ou cuidados necessários. 

Durante a operação executada pelo Município, uma média de 250 animais foram transportados para a ONG Doce Lar, que vai acolher, vacinar e alimentar os animais até que sejam adotados.

Para evitar que o abandono continue ocorrendo na região, o Município informou que mesmo após a remoção da colônia, haverá segurança no local para que novos animais não sejam deixados. O local passa por um processo de desativação.

Segundo a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem cometer o crime de maus-tratos aos animais é de três meses a um ano de detenção. A pena de violência contra cães e gatos é de 2 a 5 anos de prisão. Ainda segundo a legislação, a pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp