BNews Pet

Universidade oferece atendimento oftálmico para pets em Salvador

Pixabay
s atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 02/08/2022, às 08h45 - Atualizado às 08h45   Informe


FacebookTwitterWhatsApp

Pensando na importância da saúde dos pets, a Clínica Veterinária da Unifacs vai promover, durante todo o mês de agosto, a ação "De olho no olho do seu pet", oferecendo triagem com exame oftálmico para cão e gatos e orientação a seus tutores, em Salvador. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h, até o dia 31 de agosto. Agendamento e outras informações estão disponíveis através do WhatsApp no número (71) 3203-2649.  

Veterinária e coordenadora da Clivet Unifacs, Simone Freitas explica que esse tipo de ação é importante pois as doenças nos olhos nem sempre estão relacionadas apenas às estruturas oculares. Em muitos casos, as alterações apresentadas estão associadas a doenças sistêmicas, aquelas que afetam todo o corpo. Inflamação da íris e da retina, por exemplo, podem ser sinais de outras enfermidades. 

A professora sinaliza que o exame oftálmico é a melhor maneira de avaliar estruturas do bulbo ocular, como, por exemplo, córnea, conjuntiva, pálpebras, cílios, glândula, além de visualizar as estruturas do olho, chamados de segmento anterior e posterior. 

Catarata
No caso de animais idosos, é preciso ainda mais atenção. "À medida que o animal envelhece, uma estrutura chamada de cristalino (lente do olho) torna-se opaca, dando uma aparência de nuvem no olho. É a chamada catarata", diz a veterinária ao afirmar que a doença pode afetar uma pequena parte da lente ou envolver grande parte da lente e, assim, prejudicar a visão.  

“Alguns cães têm predisposição genética para desenvolver a catarata, outros podem apresentar o desenvolvimento dessa opacidade na lente secundário ao diabetes mellitus”, completa Simone Freitas. 

Atenção aos sinais 
A prevenção é de suma importância para garantir a saúde e o bem-estar dos bichinhos, por isso é essencial ficar atento a alguns sinais que o pet pode apresentar. A avaliação de qualquer alteração oftálmica deve ser feita pelo médico veterinário oftalmologista para que o tratamento seja adequado ao grau de enfermidade. 

Sintomas que sinalizam possíveis doenças oculares:

Vermelhidão nos olhos; 

Piscar demasiadamente ou rapidamente; 

Pálpebras mais fechadas do que o normal; 

Edema e secreção em excesso nos olhos; 

Coceiras; 

Lacrimejamento excessivo; 

Mancha nos olhos; 

Mudança de cor, tamanho ou formato dos olhos; 

Intolerância a ambientes claros. 


Serviço
De olho no olho do seu pet 
Quando: Até o dia 31 de agosto 
Onde: Clivet UNIFACS (Av. Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador) 
Agendamento: Através do WhatsApp (71) 3203-2649. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp