BNews Pet

Junho Violeta: Saiba como identificar doenças oculares em pets

Foto Iustrativa/Pixabay
Em comemoração ao Junho Violeta, especialista fala sobre doenças oculares em animais de estimação  |   Bnews - Divulgação Foto Iustrativa/Pixabay

Publicado em 17/06/2022, às 11h20   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O mês de junho é usado para falar sobre as doenças oculares nos pets. O Junho Violeta faz parte do calendário animal e serve para conscientizar os tutores de animais de estimação e reforçar a importância de levar esses bichinhos para consultas regulares com um especialista.

Pensando nisso, o BNews conversou com o médico-veterinário, Fernando Oliveira, que listou os principais problemas oculares que aparecem nos animais de estimação. De acordo com ele, a úlcera de córnea, o entrópio, a distiquíase, que é um mal posicionamento dos cílios ou então um crescimento exagerado nas pálpebras, e os glaucomas são as doenças oculares que mais acometem pets. Ele ainda ressaltou que elas aparecem com mais frequência em cães. 

Leia Mais:

Úlcera de córnea em animais de estimação pode piorar em apenas 24 horas, alerta veterinária
Pet idoso: Conheça as principais doenças em cachorro e confira produtos que podem ajudá-lo nessa fase
Saiba como prevenir e identificar doenças renais em pets

Como identificar doenças oculares nos pets? 

Para saber se seu animal de estimação está com alguma alteração ocular, você deve observar se ele apresenta lacrimejamento excessivo, coceira na região dos olhos, se têm o hábito de esfregar a região ocular na cama ou no sofá e se há hiperemia, que seria a vermelhidão nos olhos. "É muito importante o acompanhamento quando um desses sintomas estiverem presentes", afirmou o médico-veterinário. 

Tratamento 

O tratamento varia de acordo com a profundidade do problema, por isso é importante que os tutores levem seus animais para consultas frequentes com um médico especialista. Segundo Fernando, o tratamento pode ser feito com uso de colírios, mas também pode ser tratada com cirurgia. "Geralmente nas úlceras, a depender do grau de profundidade delas, é preciso se tratar com procedimento cirúrgico", ressaltou.

Caso o problema não seja tratado adequadamente, o pet poderá sofrer graves consequências. O médico-veterinário explicou que pode acontecer a perfuração ocular com o extravasamento do conteúdo ou do humor aquoso, que é um fluido que preenche as câmeras anterior e posterior do olho, que serve para nutrir a córnea e o cristalino e manter a pressão hidrostática conveniente para o olho. Caso isso ocorra, acontecerá a enucleação, um termo utilizado para definir um procedimento cirúrgico para a remoção de um olho.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp