BNews Pet

Saiba como prevenir e identificar doenças renais em pets

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista explica como as doenças renais podem ser identificadas e tratadas em pets  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 28/02/2022, às 06h40   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

As doenças renais em pets são mais comuns do que se pode imaginar. Em cães idosos, por exemplo, ela chega a acometer 60% da população. Os gatos também acabam sendo bastante suscetíveis a esse problema. A idade, contudo, não é o único fator que leva os animais a desenvolverem a doença.

De acordo com a médica-veterinária Taís Bahia, outras causas como dieta desbalanceada, predisposição racial, baixa ingestão de água, consumo de substâncias nefrotóxicas tais como uva e uva-passa, avanço da idade e doenças concomitantes podem estar envolvidas com o aparecimento da enfermidade.

A médica-veterinária proprietária do Consultório Veterinário Dra. Taís Bahia, explicou que existem raças de animais que possuem predisposição a desenvolver doenças renais. Sobre os cães, ela falou que Shih-tzu, Chow Chow, Lhasa Apso, SharPei e Cocker Spanel inglês são as raças mais acometidas. Já nos gatos, as raças Persa, Maine Coon, Siamês e Abissínio foram as citadas.

Leia Mais:

Parvovirose: Entenda o que é e como proteger seu cão contra a doença que pode levar à morte
Especialista lista motivos para não levar seu animal de estimação em festas de rua
Pet idoso: Conheça as principais doenças em cachorro e confira produtos que podem ajudá-lo nessa fase

O diagnóstico da doença se dá através de uma avaliação clínica com um médico-veterinário, seguida de exames de sangue específicos e de imagem. Por isso, a veterinária Taís ressaltou a importância de realizar exames de rotina no animal.

A consulta periódica com o veterinário também é uma forma de prevenção à doença. Além disso, de acordo com Taís, fornecer uma alimentação específica de acordo com a idade e porte do pet, estimular a ingestão de água através do aumento da quantidade de potes/fontes pela casa e introduzir alimentos úmidos, como por exemplo, sachês, também são formas de prevenção.

Os tutores devem ficar atentos aos sintomas das doenças renais, que são: apatia, vômitos, perda progressiva de peso, mau hálito e falta de apetite. Esses são os principais indícios que seu pet precisa de uma avaliação médica.

O tratamento da doença, segundo Taís, se dá através da alteração da dieta, uso de medicamentos específicos e acompanhamento periódico com exames laboratoriais e de imagem.

Dado o diagnóstico, os animais irão precisar passar por uma mudança na dieta. “É necessário a inclusão de uma ração terapêutica renal ou alimentação natural prescrita somente por médico-veterinário. As dietas devem apresentar restrição de fósforo, sódio (em animais com hipertensão arterial sistêmica), proteínas (que varia de acordo com o grau de estadiamento da doença renal crônica). Além disso, os alimentos devem possuir alta digestibilidade”, explicou Taís Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp