BNews Pet

Parvovirose: Entenda o que é e como proteger seu cão contra a doença que pode levar à morte

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista fala sobre como se dá o tratamento de parvovirose em cães  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 22/02/2022, às 11h34   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como a raiva, a parvovirose também é muito comum e é considerada uma enfermidade gravíssima que pode levar os cães à morte. A taxa de mortalidade dos filhotes que contraem o vírus chega a 35%, de acordo com a médica-veterinária da Clínica Atendimento AMA – Atendimento Médico Animal, Natalia Lima Luchi.

A especialista explica que doença é causada pelo Parvovirus e é transmitida através do contato direto ou indireto com secreções contaminadas como fezes, vômito e saliva. Os principais sintomas são vômito, diarreia com ou sem sangue, febre, apatia, perda de apetite e perda de peso. “O vírus pode contaminar superfícies e pode sobreviver no ambiente por meses ou até anos”, contou Natalia.

Leia Mais:
Especialista lista motivos para não levar seu animal de estimação em festas de rua
Pet idoso: Conheça as principais doenças em cachorro e confira produtos que podem ajudá-lo nessa fase
É seguro levar meu gato ou cachorro à praia? Especialista explica

Apesar de ser altamente perigosa, a doença tem cura, porém, o animal precisa ser diagnosticado a tempo. Por isso, é importante que os “papais de pet” estejam sempre observando o animal. 

Natália explicou que o tratamento da doença se dá através da internação do paciente para controle da febre, do vômito e da desidratação, dando assim suporte ao sistema imune do animal.

Assim como outras doenças, a parvovirose pode ser evitada caso o animal esteja com a vacinação em dia. A vacina contra parvovirose recebe o nome de polivalente (V8 ou V10) e deve ser aplicada no cão a partir dos 30 dias de vida do animal, segundo a veterinária. Ela ainda informou que o cachorro ainda precisará de 3 a 4 doses da vacina enquanto filhote para total proteção.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp