BNews Pet

Vai viajar e não sabe onde deixar seu pet? Confira essas dicas

Karl Sommerbauer por Pixabay
Se você for viajar, o especialista explica quais são as recomendações para esse momento  |   Bnews - Divulgação Karl Sommerbauer por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 19/12/2022, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

No fim de ano, é comum que as pessoas se preparem para passar suas férias em um local diferente, tentando fugir um pouco da rotina. No entanto, quem tem um pet dentro de casa, fica um pouco perdido, sem saber o que fazer com o animal sob essas circunstâncias.


Ao Bnews PET, o especialista em comportamento Animal, Esaú Franco, listou algumas orientações  fundamentais que devem ser adotadas pelo tutor do bicho antes do embarque.


Para o tutor que for viajar durante esse período, Franco explica sobre a importância de priorizar o bem estar do animal, e, caso a pessoa não possa levar o pet, existem algumas recomendações para deixar o bicho o mais confortável possível com a ausência de seu dono. 


"O ideal é sempre levar o pet, principalmente, quando o animal tem dependência em relação ao tutor. Mas, pode ser deixado com pessoas próximas, como familiares e amigos e que tem uma relação com seu pet. Além disso, pode ser deixado em algum hotel que tenha boas referências", falou.


Para saber se o local de hospedagem é o ideal para o seu bicho, é necessário tomar algumas precauções e se atentar a algumas coisas. "O primeiro critério é saber se algum conhecido já deixou o pet no hotel desejado. Se ele apresentou mudanças comportamentais ou aversão a algum objeto, é um sinal que aquela experiência pode não ter sido boa para o pet. Outra coisa a se observar, é como seu pet vai se relacionar com o responsável do estabelecimento, se ele terá uma aceitação ou não. Além disso, é importante observar o ambiente, se ele se encontra limpo ou não, se tem brinquedos e se tem muitos animais)", disse.


Para evitar um estresse maior durante essa mudança de local, o especialista destaca a importância da adaptação do pet no local onde ele foi deixado. E, para facilitar, é interessante que o tutor deixe o animal mais confortável naquele ambiente. Levar objetos e brinquedos para o bicho, pode fazer com que ele se sinta mais tranquilo durante esse período.


Saudade entre os pets


Será que seu pet sente muito a sua falta quando você fica ausente? Franco deixa claro que isso depende do animal. "Gatos podem sofrer bem menos do que os cães. Os gatos têm uma maior independência, mas isso não quer dizer que eles não sofram com a distância. Para minimizar esse efeito da distância é necessário adaptar o petma essas condições. Desde cedo faz com que o animal tenha mais independência ou crie relações próximas com familiares ou amigos, deixando passar parte do tempo na casa deles, deixando passar um dia,aos poucos, nada muito 8 ou 80. Assim, pode minimizar os efeitos da distância", falou o especialista.


Cuidados com a saúde mental do animal


Para pets agitados, existem algumas cautelas que devem ser tomadas em seu convívio, além do estímulo frequente ao gasto de energia. "Se o animal é reativo/ansioso é necessário um acompanhamento com profissional da área. Com esses animais pode ser feito atividades físicas, como corridas ou caminhadas, e enriquecimentos ambientais, que consiste em uma série de procedimentos que modificam o ambiente físico ou social dos animais mantidos sob nossos cuidados, promovendo melhoria da qualidade de vida, pela satisfação de suas necessidades comportamentais. Essas atividades e esses enriquecimentos devem ser de acordo com a raça ou espécie, podendo variar de indivíduo para indivíduo, e deve ser acompanhado por um especialista"

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp