BNews Pet

Você pode se comunicar com seu gato; saiba como

Alexa por Pixabay
Se comunicar com o seu gato pode ser mais fácil do que você pensa  |   Bnews - Divulgação Alexa por Pixabay

Publicado em 22/12/2022, às 18h00   Cadastrado por Maria Clara



Mesmo com o papo frequente que dize que gatos não são muito fãs dos humanos, a ciência andou fazendo experimentos que podem facilitar o contato do tutor com o seu felino. Pesquisadores de psicologia das universidades de Portsmouth e Sussex, ambas na Inglaterra, desvendaram duas teorias para estabelecer conexão com esses bichos.


Para tornar os humanos mais atraentes aos felinos, o estudo publicado na Natures Scientific Reports avalia a eficácia de estabelecer uma intimidade com os patudos, a partir do estreitamento dos olhos, chamado popularmente como "sorriso de gato". 


No primeiro estudo, os tutores foram orientados a sentar a uma distância de um metro de seu gato e começarem a piscar lentamente para o pets. Ao todo, 21 felinos, sendo 10 machos e 11 fêmeas, de 14 pessoas diferentes participaram. A idade dos bichinhos variava de 4 meses até 16 anos.


No segundo, 24 gatinhos, sendo metade fêmea e metade macho participaram do teste. Ao contrário do primeiro experimento, onde quem piscava para o patudo era o seu tutor, neste, quem fazia o ato era um total "estranho" para o animal.  A princípio, um pesquisador se sentava à frente do animal e realizava uma de duas possíveis ações: ou piscava para o gato, ou o encarava com uma face sem expressão. Em seguida, a pessoa estendia a mão, com a palma virada pra cima, permanecendo na frente do pet. 


Observando as duas situações, os pesquisadores concluíram que o experimento envolvendo apenas tutores faz com que os gatos pisquem lentamente para os seus donos depois que eles fazem o ato para os pets, em comparação a quando não há nenhum tipo de interação. Já a outra análise, foi destacado que os felinos eram mais propensos a se aproximar do pesquisador que estivesse com a face neutra. 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp