BNews Pet

Você sabia que cães e gatos precisam de ômega 3? Especialista explica

Mat Coulton por Pixabay
O Ômega 3 e seus inúmeros benefícios na jornada de cuidados com a saúde de cães e gatos é um dos destaques na lista de itens obrigatórios para os pets, segundo a médica veterinária  |   Bnews - Divulgação Mat Coulton por Pixabay

Publicado em 30/12/2022, às 18h00   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento realizado recentemente pelo Banfield Pet Hospital apontou que aproximadamente 40% dos pets convivem com a obesidade ou estão acima do peso. Ainda segundo a pesquisa, o número de cães brasileiros obesos ou com sobrepeso aumentou 108% e o de gatos, 114%, entre 2011 e 2020.

Segundo Juliana Cirillo, médica-veterinária, especialista em oncologia e parceira da Agener, unidade de negócios da União Química focada em saúde animal, diversos fatores favorecem estes indicadores, como o sedentarismo e a falta de uma alimentação adequada, que deixam os animais suscetíveis a diversas doenças.

“Uma dieta equilibrada, em tese, não requer suplementação, mas, é preciso que os donos de pets estejam sempre atentos às necessidades desses parceiros, pois em alguns casos determinados nutracêuticos podem trazer benefícios adicionais à saúde dos pets. Hoje, com o avanço da ciência e da medicina veterinária, temos no mercado linhas de produtos que apresentam ação anti-inflamatória e contribuem para a preservação da massa magra nos pacientes, por exemplo”, observou.

O Ômega 3 e seus inúmeros benefícios na jornada de cuidados com a saúde de cães e gatos é um dos destaques na lista de itens obrigatórios para os pets, segundo a médica veterinária.

“O paciente obeso é um paciente inflamado e o consumo desta substância ajuda a reduzir consideravelmente essa inflamação. Além disso, ele pode ser indicado para pacientes com artrose, por exemplo, como tratamento adjuvante no controle da dor”.

Rico em ácidos graxos, o ômega 3 é um nutracêutico essencial não produzido pelo organismo, e por isso deve ser obtido através da dieta, segundo a médica veterinária. Outra observação importante da oncologista é que mesmo animais que adotam alimentação natural é essencial o acompanhamento de um nutricionista para uma dieta equilibrada.

“O nutricionista vai indicar as proporções ideais de consumo de proteínas, lipídios e carboidratos de forma individualizada e planejada. É muito comum vermos casos em que os animais chegam debilitados por causa de uma alimentação pobre em nutrientes. A falta de vitamina D ou a carência de cálcio e outros minerais são comuns em animais que recebem uma dieta caseira feita sem a orientação profissional de um nutricionista”, revela a veterinária.

Ainda de acordo com a especialista, algumas situações comuns observadas nos animais, como a presença de doença periodontal, ou mesmo o sobrepeso e obesidade conforme citado anteriormente, são situações que induzem a um estado de inflamação sistêmica crônica no paciente. “Essa inflamação abre uma janela de oportunidades para o surgimento de outras doenças. Por isso destacamos a importância de uma dieta equilibrada, seja ela através do consumo de ração ou da alimentação natural. O uso de determinados nutracêuticos na dieta pode ser benéfico também para melhorar a qualidade da pelagem de cães e gatos, a função do sistema imunológico, a manutenção de uma microbiota intestinal saudável, assim como proteger o sistema cardiovascular e renal”, explica Juliana Cirillo.

A profissional ressalta que o consumo de ômega 3 pelos pets pode contribuir muito para a qualidade de vida e saudabilidade dos cães e gatos e lista alguns dos benefícios trazidos pelo nutriente. Confira abaixo:

Ômega 3 e seus benefícios para o bem-estar e qualidade de vida dos pets:

  • Auxilia na recuperação de lesões cutâneas;
  • Auxilia no controle da coceira em animais com dermatites alérgicas;
  • Potencializa a recuperação de quadros inflamatórios em geral;
  • Ajuda no controle da dor em animais com doenças osteoarticulares;
  • Contribui na proteção cardíaca e renal;
  • Auxilia na manutenção da musculatura
  • Pode ser usado na nutrição de animais diagnosticados com câncer.

Seu bicho no BNEWS PET
Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected].

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp