BNews Nordeste

Sergipe amplia ensino em tempo integral para turmas do 9º ano Fundamental

Arquivo/GovSE
De acordo com a coordenadora de infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), Mônica Rodrigues, a ampliação será feita gradualmente e de forma regressiva  |   Bnews - Divulgação Arquivo/GovSE

Publicado em 11/01/2022, às 09h54   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Alunos do 9º ano Fundamental de algumas escolas da rede estadual de educação, em Sergipe, terão ensino em tempo integral. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), quatro escolas-piloto que já ofertam o ensino médio em tempo integral passarão, a partir deste ano, a contar com a modalidade de ensino no Fundamental. São elas os centros de excelência Professora Maria Ivanda (Aracaju), Leandro Maciel (Aracaju), Nelson Rezende de Albuquerque (Gararu) e Marechal Pereira Lobo (Neópolis).

O secretário de estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho, afirma que a oferta desta modalidade está modificando, em escala significativa, a realidade do ensino público sergipano, resgatando o prestígio da escola pública como local para a construção de uma sociedade melhor e de realização de projetos de vida.

“As condições de oferta desta modalidade têm o propósito explícito de compensar as maiores dificuldades dos estudantes egressos dos segmentos sociais mais prejudicados economicamente. A jornada escolar ampliada, a oferta de atividades esportivas e culturais, o incentivo ao protagonismo estudantil e a construção de projetos de vida podem permitir que muitos outros estudantes acessem, com qualidade e méritos, maiores níveis de escolarização”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), Mônica Rodrigues, a ampliação será feita gradualmente e de forma regressiva, ou seja, a partir de 2022 para as turmas do 9º ano; em 2023, para o 8º ano, e assim sucessivamente. Ela conta que esse quatro escolas-piloto foram selecionadas por já oferecerem a modalidade no ensino médio, atendendo assim a capital e o interior de Sergipe.

“Essa ampliação do Integral para as turmas de ensino fundamental será um marco para a educação sergipana. Percebemos que ter o aluno integralmente na escola só melhora a vida dele e da sua família. A gente espera que as turmas tenham o mesmo sucesso que temos visto no ensino médio integral”, disse.

Ela explicou ainda que os alunos do Fundamental que passarão a estudar no ensino em tempo integral terão as mesmas disciplinas eletivas ofertadas pelo ensino médio integral, como Projeto de Vida, Estudo Orientado e Protagonismo Juvenil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp