Cidades

Chuvas: Fase de socorro já diminuiu, diz Defesa Civil da Bahia

Lara Curcino/BNews
A Defesa Civil da Bahia informou ao BNews que, agora, a equipe se esforça para cumprir etapa humanitária  |   Bnews - Divulgação Lara Curcino/BNews

Publicado em 29/12/2021, às 17h30   Lara Curcino* e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O superintendente da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia), Coronel Miguel Filho, disse ao BNews, nesta quarta-feira (29), que a fase de socorrer vítimas das enchentes no estado já diminuiu, e, agora, a equipe tem se esforçado para levar mantimentos às famílias.

"Agora estamos cuidando dos abrigos, muita intervenção da saúde, com apoio da Secretaria da Saúde da Bahia. Estamos fazendo a parte humanitária, levando alimentos, cobertores", explicou o coronel, em entrevista diretamente de Ilhéus.

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (28), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. O total de feridos permaneceu em 358. Mais de 470 mil (471.786) pessoas foram afetadas.

Também foi confirmada a 21ª morte: um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Leia mais: Chuvas na Bahia foram as mais intensas do mundo em dezembro; veja números

Quatro municípios baianos sinalizam perdas de vacinas por causa das chuvas

Rui Costa fala em 'eleger prioridades' para reconstruir cidades; assista

Medicamentos às vítimas

Mais um carregamento de medicamentos, água e alimentos foi levado pela secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, desta vez para Itapitanga, na manhã desta quarta, em um helicóptero da Marinha. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já enviou medicamentos a 15 municípios afetados pelas fortes chuvas como forma de recomposição ou fortalecimento dos estoques. A quantidade entregue é suficiente para atender 35 mil pessoas. Municípios como Jucuruçu, Itororó, Ubaíra e Itapitanga tiveram perdas parciais de medicamentos e vacinas em virtude do alagamento de unidades de saúde e oscilação de energia.

Sobre os medicamentos, a secretária informou que “são diversos itens, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos. Também enviamos vacinas, soros e tanques de oxigênio para algumas localidades, como Ilhéus e Mutuípe”.

No Extremo Sul, já foram entregues medicamentos nos municípios de Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Belmonte. Já na região Sul foram entregues medicamentos e insumos em Itajuipe, Coaraci, Dario Meira, Itapitanga e Mutuípe.

*A repórter viajou a Ilhéus para cobrir o desastre causado pelas chuvas

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp