Cidades

Hospital Espanhol ganha nova gestão e mais de 240 leitos com atendimento pelo SUS

Divulgação/ Sesab
Todos os pacientes do Hospital Espanhol serão regulados pela Central Estadual  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Sesab
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 02/08/2023, às 12h44


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Espanhol, anteriormente gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), agora será administrado pela fundação Fabamed, e contará com 246 leitos, sendo 70 de UTI, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica.

“Essa é mais uma das medidas para acelerar as transferências e ampliar o acesso a leitos hospitalares. Todos os pacientes atendidos serão 100% regulados pela Central Estadual. Inicialmente, 98 leitos, sendo 45 de UTI, estarão operacionais, alcançando a capacidade máxima de 246 leitos nos próximos 30 dias”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, de janeiro a julho de 2023, a Central Estadual de Regulação já atendeu mais de 161 mil pacientes. “Do total de solicitações diárias por leitos hospitalares, as três maiores demandas são de clínica médica, ortopedia e UTIs. Com a abertura dessa unidade resolvemos duas questões imediatamente. E, em breve, com a abertura do Hospital Ortopédico teremos um cenário mais ágil de atendimento dos casos mais graves “, explicou.

O Espanhol contará com mais de 900 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, sendo gerida pela Fundação Fabamed, após processo de seleção pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Dentre as especialidades médicas que estarão à disposição dos pacientes internados, destaque para a cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. No que tange a equipe multiprofissional, haverá fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp